O vereador Alvorlande Cruz reforça o coro de lideranças políticas que pleiteiam a retirada da Univasf do Enem. O edil procurou o blog e diversas rádios da cidade para convidar a população de Petrolina para discutir a questão em uma audiência pública. O evento acontece hoje a partir das 19:00hs na Câmara de Vereadores do município. A atividade deve contar com a presença do reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco Julianele Tolentino de Lima.
Desde quanto adotou a classificação do Enxame Nacional do Ensino Médio como pré requisito para se matricular em dos seus cursos, o número de alunos da região na Univasf tem caído. Uma das principais preocupações das autoridades públicas seria com o ingresso ao ensino superior de qualidade das pessoas que são filhas de Petrolina, Juazeiro e região.
A descentralização de universidades federais realizada durante a gestão do presidente Lula, como a criação da Univasf, seria para suprir uma carência dos estudantes que cresceram longe de grandes centros universitários. Com o Enem, alegam políticos locais, o acesso de jovens da região à Universidade, num curto e médio prazos, estaria sendo prejudicado.