Vereadora Maria Elena posta no seu Facebook situação de agricultora de Petrolina que vive com três filhos deficientes sem atenção alguma do poder público

Sem títuloA vereadora do PSB de Petrolina (Sertão do São Francisco), Maria ELENA Alencar, posto…u em seu perfil no Facebook a situação lamentável que vive Dona Benícia, agricultora moradora do Núcleo 10 do Perímetro Irrigado Nilo Coelho. Dona Benícia vive numa situação bastante vulnerável e ainda por cima, é mãe de três filhos portadores de deficiências. Ela luta há meses para operar um dos filhos deficientes que está com a visão também comprometida,

“Venho acompanhando Dona Benícia a algum tempo. Ela e a família vivem uma situação de extrema pobreza e totalmente abandonados pelo poder público. Moram em um vão de casa muito pequeno, com mais outra filha e netos”, revela a socialista num dos trechos do post.

Ainda no texto, Elena conta que os rapazes sofrem de problemas de saúde e de vista muito serio. “Ela me disse que há dois anos espera um encaminhamento do posto de saúde para una cirurgia nos olhos de Cícero (um dos filhos deficientes) que nunca chega embora seus insistentes pedidos”, lamenta a vereadora em seu desabafo.

Conforme ainda Maria Elena, Dona Benícia denuncia que o agente de saúde não acompanha o problema. “Já levei lá na casinha dela os técnicos da Prefeitura, Assistente Social e o secretário (de Habitação) Ednaldo Lima para se inteirarem do problema, mas até agora nenhuma providência veio trazer um pouco de acolhimento e de alento a essa sofrida família”, lamenta a vereadora.

O que Elena diz ter conseguido foi uma cadeira de rodas usada que já está até necessitando ser trocada e pede a solidariedade de todos para ajudar a essas pessoas. Ela acrescenta que já procurou a secretaria municipal de Desenvolvimento Social e o Programa Pernambuco Conduz, da secretaria estadual de Direitos Humanos, entretanto para a socialista, parece que essa família do N-10 passa despercebida pelos levantamentos dos dois órgãos que deveriam oferecer ao apoio necessário a essa mãe.

“Até agora só consegui uma cadeira de rodas que por sinal já está velha precisando de pneus novos. Faço um apelo novamente a Secretaria de Promoção Social do município e ao Programa Pernambuco Conduz da Secretaria de Direitos Humanos a quem por várias vezes já procurei sobre a situação em que vi essa família no N-10. Espero que o programa cumpra o seu papel de oferecer os serviços públicos de assistência social a ela”, conta a socialista.

Elena completa que essa é uma situação que deveria ser acompanhada pelos poderes públicos e suas políticas sociais seja do município ou do estado. “Fico imaginando como seus relatórios (dos programas governamentais) de prestações de serviços são preenchidos e duvidando da veracidade dos mesmos já que, se mesmo diante de um quadro como esse de três pobres deficientes, numa mesma miserável casa, não aparecem nas suas obrigações, como não estão os outros casos onde não se apresenta tão deprimentemente carente”, argumentou Maria Elena em seu desabafo na rede social.

Ela conclui que levará o fato á sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina da próxima terça-feira, dia 6. “Levarei esse e outros problemas que gritam por soluções imediatas para a Tribuna da Câmara. Entendo que o Poder Publico tem obrigação de responder e garantir os serviços públicos que a população carece. Vou continuar na minha obstinada busca de ver e viver numa sociedade mas justa e mais igual”, ressalta.

Maria Elena frisa que quem puder doar a cadeira de rodas nova a um dos filhos de Dona Benícia é só entrar em contato com ela na Câmara que ela dará mais informações. “Estarei sempre à disposição para essas pesssoas”, conclui a vereadora.

Blog do Banana

Deixe seu comentário