Vigias e Vigilantes de Petrolina irão compor o Grupamento de Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina (GASPPE).

Vigias e vigilantes de Petrolina agora passarão a formar o Grupamento de Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina (GASPPE). A mudança feita pelo prefeito Julio Lossio agradou aos profissionais, que foram no Gabinete da prefeitura na manhã de hoje (27), agradecer a iniciativa. Além dos representantes da categoria, estavam presentes a Secretária de Administração, Andréia Gomes, o Secretário de Ordem Pública Cel. Daniel Ferreira, o Controlador Geral do Município, Josaias Santana e a Procuradora do Município, Camila Cruz.

De acordo com o Cel. Daniel esta mudança valorizará a corporação que se encontrava desmotivada. “Acima de tudo melhora a autoestima dos profissionais, porque vigias e vigilantes eram nomenclaturas que não eram muito usadas. Agora eles terão corregedorias, ouvidorias, tudo o que pede as normas dos municípios no país”, afirmou.

Os 252 vigilantes e vigias ativos de Petrolina passarão à condição de agente de patrimônio após a aprovação da Câmara de Vereadores, que também avaliará o plano de cargos e carreiras que será elaborado por uma comissão num prazo de 180 dias. A função do GASPPE será a mesma exercida pelos profissionais: cuidar do patrimônio público, apoiar os serviços públicos da comunidade, atuar nas escolas, creches, postos de saúde, AMES. “Eles irão trabalhar mais com o povo para dar segurança ao patrimônio e às pessoas que estão lá para serem atendidas”, acrescentou o secretário.

Joilson Lima, presidente da Associação dos Vigias e Vigilantes do Município de Petrolina, considera uma mudança importante para categoria. “Quem ganha com isso é a sociedade porque vai ter agentes de segurança qualificados, prontos para agir dentro dos setores públicos do município. Os agentes de patrimônio agradecem ao prefeito Julio Lossio por essa mudança, por essa iniciativa em renovar o sistema de segurança do município de Petrolina”, declarou.

“Nossa proposta é modernizar a segurança do município, otimizando a inteligência para evitar o conflito. Queremos aproveitar nossa corporação para cuidar das pessoas e não apenas das estruturas físicas do município. Vamos precisar de uma vigilância mais educativa, para orientar a população e para isso vocês passarão por capacitação. A nossa ideia é valorizar vocês para que vocês valorizem o município”, explicou o prefeito Julio Lossio aos presentes.

O Grupamento de Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina ficará vinculado à Secretaria de Segurança Cidadã juntamente com outros dois órgãos operativos: a Guarda Municipal e a Defesa Civil.

Texto: Cíntia Sacramento

Fotos: Marcizo Ventura

Blog do Banana

Deixe seu comentário