X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco encerra programação na segunda (12) com Luísa Trigo

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO público já se prepara para despedida de mais uma movimentada edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que encerra na próxima segunda (12/10), mas em seus últimos dias a organização do evento manterá uma agenda diversificada que torna a pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, o programa perfeito para toda a família e o público geral neste feriadão. Música, contação de história, dança, espetáculos, declamação e leituras estão entre as várias atividades oferecidas na festa literária, com uma infraestrutura completa que envolve praça de alimentação, fraldário, Bienalzinha e ambientes de conteúdo diferenciados (Espaço Paulo Freire, Ascenso Café, Além das Letras, Plataforma de Lançamentos e Power-kon).

Nesta sexta (09), o público poderá conferir no Espaço Paulo Freire, às 16h, a palestra “ Crime e castigo: Traduzindo Dostoiévski” com Paulo Bezerra, o principal tradutor de russo, em uma conversa com a jornalista Priscilla Campos sobre o processo de tradução deste escritor que é considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos. E, às 18h, este auditório será palco do debate sobre “O erotismo na literatura brasileira”, com a professora de literatura brasileira da USP e crítica literária Eliane Robert Moraes que falará a respeito do processo de organização da antologia de poesia erótica brasileira, com foco no trabalho que organizou recentemente que traz uma boa amostra da poesia brasileira de temática sexual,

No sábado (10/10), os bate papos já começam pela manhã com a escritora e professora Daniela Auad da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), às 10h, no Espaço Paulo Freire, que realiza palestra-aula “Gênero, Raça, Orientação Sexual e Classe: reflexões interseccionais e o Direito à Educação”, na qual promoverá uma análise do panorama histórico e um debate das relações de gênero na escola, que é marcado por avanços e retrocessos, aceitações e recusas, visibilidades e ocultamentos. Pedagoga, mestra em História e Filosofia da Educação e doutora em Sociologia da Educação, ela tem observado essa questão e desenvolvido um trabalho específico nesta área em virtude da preocupação com a formação humana que, em seu ponto de vista, é ampliado no processo escolar, mas não envolve ainda uma interface concreta entre as medidas educacionais e as politicas públicas na defesa do ensino realmente igualitário.

Diante disso, promove discussões que perpassam pela desconstrução dos estereótipos de gênero que seriam o “conjunto de representações construído em cada sociedade, ao longo de sua história, para atribuir significados, símbolos e diferenças para cada um dos sexos”, como abordado pela pesquisadora em seu livro “Educar meninos e meninas: relações de gênero na escola”, publicado em 2006, pela Contexto Editora. Mas o sábado ainda reserva grandes diálogos como “A construção de um projeto poético: o making off de O livro das semelhanças”, às 17h, com a escritora Ana Martins Marques, expoente da poesia contemporânea, que fala do processo de composição da sua nova obra. E, às 19h, os escritores Samarone Lima, Pedro Américo Farias e Lourival Holanda integram a programação Interpoética Convida com o tema “Santas, putas e poetas – erotismo masculino na alcova feminina”, abordando os homens, seu anseios, viagens e interesse pelo universo intrínseco feminino.

No domingo (11/10), os visitantes da Bienal terã a oportunidade de participar de um bate-papo com o escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli sobre “O grifo de Abdera”, seu primeiro romance em 5 anos. Sétima publicação deste múltiplo profissional, que desenha, atua e escreve para diversas plataformas, ganhou atenção da imprensa nacional e tem se revelado como uma obra que leva o leitor a um labirinto de taras, obsessões e identidades emaranhadas. E às 19h as escritoras Luna Vitrolira, Andréa Mota e Cida Pedrosa dão resposta dos homens à inquietação das mulheres numa provocação inusitada, em que traçam uma mudança de paradigmas deixando de lado o clichê da guerra entre os sexos.

Já a segunda (12/10) contará com uma ampla agenda de atividades voltadas para o público infantil, em pleno Dia das Crianças. com um dos nomes mais emblemáticos da literatura infanto-juvenil: a carioca Luísa Trigo, do Blog da Lully. Escritora de livros infanto-juvenis, ela vem a Pernambuco atendendo ao convite dos fãs para movimentar um bate-papo e momento de autógrafos, às 17h. Formada em Ci­nema e apaixonada por literatura, a jovem autora lançou em 2012 seu primeiro livro,Carnaval e, posteriormente, focou-se no “Na porta ao lado” que é o se­gundo título da série Meus 15 anos.

O Ascenso Café, ambiente reservado para diversas discussões e conversas relevantes em tom mais informal, também contará com agenda movimentada esses dias com conversa sobre “A liberdade de expressão nos anos 70 em Pernambuco” com o músico Almir de Oliveira, do Ave Sangria, e o jornalista José Mario Austregésilo, às 14h, desta sexta (09). Às 18h, haverá debate sobre “Cidades Inteligentes e Humanas”com o professor Genésio Gomes (UPE), Cláudio Nascimento (diretor de Inovação de Olinda e vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas) e José Bertotti, coordenador geral da RENE – MCTI (representação regional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste). E, posteriormente, o escritor pernambucano Sidney Nicéas fará palestra com o tema “A escrita, a leitura e a democratização da literatura”, às 19h.

No sábado (10/10), o espaço promove o Interpoética Convida, às 16h, com o lançamento do livro COISAS: poemas etc., de Pedro Américo de Farias, que realiza recital com tradução em LIBRAS que contará com a participação das poetas convidadas Adélia Coelho (Flô) e Renata Santana. Às 17h, haverá o bate-papo “Literatura e novas cartografias” com Alexandre Furtado, o poeta Fabiano Calixto e a editora Karla Melo da Confraria do Vento. O Interpoética Convida traz um um experimento sonoro no qual o poeta Biaggio Pecorrelli recita e dispara samples, interagindo com o público, na performance “Vários ovários”, com censura 18 anos.

O domingo (11/10) no Ascenso Café começa com muita criatividade a partir do trabalho em minicurso, das 10h às 17h, com a premiada ilustradora pernambucana Rosinha (Rosângela Maria de Queiroz Bezerra) e a argentina Anabella López que abordarão “Ilustração e leitura de imagem” para professores, bibliotecários, mediadores de leitura, estudantes e público em geral. Às 17h, o Interpoética Convida promove a discussão “Literatura na rede”, dentro da comemoração de 10 anos do portal Interpoética com João Gomes e Clarice Freire do Blog Pó de Lua, que falam sobre suas experiências poéticas na rede. E “Literatura brasileira e a sua relação com a América Latina” é foco de palestra às 18h com o escritor Carlos Henrique Sierra.

Encerrando a programação do Ascenso Café na segunda (12/10), teremos às 16h conversa da poetiza colombiana Eliana Maria Maldonado Cano com o escritor Carlos Enrique Sierra sobre a literatura contemporânea do seu país e lançamento do livro “Hacia el Pacífico”. E às 17h haverá lançamento do livro “O Mar de Fiote” pela escritora Mariângela Haddad, numa parceria com a Secult/Fundarpe.

No palco Além das Letras o público também contará com uma agenda específica que envolve lançamentos, bate-papos com escritores, shows musicais e apresentações artísticas. Entre as atividades programadas estão a estreia da turnê da coreografia “Entorpecer” com os bailarinos Aneska França e Darilson Cassiano, às 18h, deste sábado (10/10), e a apresentação na segunda (12/10), às 16h40, do espetáculo “ Primavera Cigana” da Cia Ciganos de Luz.

Além da Ilha Power-Kon (que traz games, atrações, espaço de cosplays da literatura e outros personagens), esta edição contará com Festival de Super-Heróis, Games, Hq´s, Anime e Cultura Pop, o Power-Kon, uma plataforma direcionado ao público jovem, que contará com uma série de atividades, durante os últimos três dias do evento, no palco Além das Letras. Serão promovidas bate-papos (com temáticas como “Harry Potter, Crepúsculo, Percy Jackson e o novo mundo fantástico da literária juvenil”), às 18h, no sábado (10/10); palestras como “Star Wars- O Universo Expandido nos livros”, no domingo (11/10), às 19h; desfiles e concurso de Cosplay (fantasias de personagens da literatura, filmes, series, games), às 18h, na segunda (12/10).

Com o tema “Literatura, Resistência e Transformação”, a X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco encerra suas atividades com grande uma variedade de ações que reforçam o seu papel para a expansão do conhecimento e do saber através da leitura e da cultura. Realizado pela Cia. de Eventos e pela Ideação, o evento tem o benefício da Lei Rouanet – Lei de Incentivo a Cultura e do Fundo Nacional da Cultural do Ministério da Cultura – Governo Federal e conta com o patrocínio do BNDES e Petrobrás. Além disso, tem o apoio institucional e cultural de diversas organizações como ANL – Associação Nacional de Livrarias, PlanoNacional do Livro e Leitura – PNLL (iniciativa do MinC com o MEC), Pizzaria Atlântico, Módulo Containers, CBL – Câmara Brasileira do Livro (organizadora da Bienal do Livro de São Paulo), Libre e União Brasileira de Escritores – UBE.

SERVIÇO:

X BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO (http://www.bienalpernambuco.com/)

Quando: Encerramento na segunda-feira, dia 12 de Outubro, das 10h às 22h

Onde: Centro de Convenções de Pernambuco

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário