A população de Petrolina e a Compesa: uma relação de desgaste

Por Ricardo Banana
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As reclamações da população contra a obstrução e má vedação dos esgotos públicos superam todas as outras queixas das pessoas que chegam à Agência Reguladora do Município de Petrolina, Armup. Somente no primeiro semestre desse ano, já foram registradas 803 reclamações, seguidas de 203 reclamações na conservação da rede de abastecimento de água(canos e hidrômetros).

A falta de manutenção resulta na deteriorização da pavimentação e ou/repavimentação de ruas, avenidas e perímetros de passeio, onde há ou houve a intervenção da Companhia Pernambucana de Saneamento, Compesa, devido a problemas causados por reparos feitos pelo órgão em relação ao fornecimento de água e esgotamento sanitário. De janeiro a junho, foram registradas 141 reclamações. “Temos uma relação dos locais que possuem muitos buracos e de situações onde o trabalho não foi feito devidamente e o reparo tem que ser refeito com material de qualidade para que não haja desgaste e a equipe tenha que retornar para um novo conserto”, esclarece o diretor-presidente interino da Armup, Orlando Tolentino.

Entre os bairros mais afetados estão o José e Maria, Jardim Maravilha, Gercino Coelho, Ouro Preto, Vila Eduardo, São José e Centro. Outra cobrança feita pela Armup é de que a Compesa sinalize as vias que estão sendo restauradas, identificando os locais com faixas sinalizadoras e cavaletes. “São comuns aqui no Gercino Coelho, esgotos estourados, buracos de intervenção mal sinalizados e quando ligamos, nenhuma providência é tomada e aí recorremos à Armup”, explica o morador do Gercino Coelho, Agostinho Filho.

De janeiro a dezembro de 2011, foram 1.078 solicitações de usuários à Agência Reguladora contra 1.023 feitas até agora, somente no primeiro semestre deste ano. A população recorre à Armup quando não consegue resolver o seu pleito junto à Compesa. São uma ouvidora e três fiscais para atender às reclamações diárias feitas através do teleatendimento, a partir dos números para ligação gratuita 0800 2812479 ou pelo telefone de reclamação da Ouvidoria Geral da Prefeitura (número 156), pelo balcão de atendimento na sede da Armup e pela internet, no endereço eletrônico ouvidoriaarmup@gmail.com.

ASCOM-PMP

 

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