Coordenadoria de Defesa Civil de Petrolina(COMDEC) orienta quanto à diminuição da vazante do reservatório de Sobradinho

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemPara prevenir prejuízos, principalmente nas comunidades ribeirinhas, a COMDEC orienta que os moradores ajustem a tubulação e os motores bombas ao nível do Rio São Francisco.

Em virtude da longa estiagem que atinge o Nordeste brasileiro os reservatórios de Sobradinho e de Xingó estão atuando com índices inferiores à média histórica registrada. Isso é o que aponta a Superintendência de Operação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) em relatório enviado a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Petrolina (COMDEC).

Após reunião entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), CHESF, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e outras entidades, o volume da vazão do reservatório de Sobradinho será reduzido a partir de maio para 1.200m³/s até alcançar o patamar de 1.100 m³/s.

“Em função da redução da defluência das águas do rio, nós solicitamos que os moradores de sítios, fazendas e donos de plantação ajustem a tubulação a partir de 01 de maio para o alcance das águas, o que evitará transtornos”, explica o coordenador da COMDEC e secretário de Segurança Cidadã Jenivaldo dos Santos.

Santos acrescenta ainda que os barqueiros que realizam diariamente travessia Juazeiro X Petrolina também devem ajustar o ponto de embarque dos passageiros aos nível das águas, para que assim a comunidade possa desfrutar do serviço sem maiores danos.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário