Espaço do leitor: Profissão perigo nos dias atuais

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

clariceO que se tem acompanhado nos últimos tempos é uma verdadeira atrocidade contra docentes em todo o território nacional. O profissional liberal que antes era visto como um dos mais conceituados e respeitados pela sociedade hoje está passando por situações absurdas e sem solução dentro de espaços onde deveriam existir compartilhamentos de saberes. Resta a sociedade que a tudo assiste questionar: O que está acontecendo dentro dessas escolas? Como pode um ser humano agir de forma tão covarde contra um profissional que está ali para auxiliar as famílias no complemento da educação de seus filhos? Até que ponto a família pode cobrar da escola o que não oferece ao filho? Quando tudo isso irá parar? O que as autoridades estão   fazendo para por um fim nessas agressões? Enquanto isso, o docente continuará a mercê desses valentões que se aproveitam da fragilidade de alguns para agredir e até matar?

Lamentavelmente, o que se pode fazer diante de tanta falta de respeito é esperar… esperar e esperar. Esperar que o Estado tome uma atitude e venha a punir severamente quem vem agindo de forma vil e criminosa. Ao professor restará o alento de que nem todos os seus alunos e familiares  possuem uma má índole e que ao contrário daqueles querem crescer como cidadãos construtores de uma história baseada no amor ao próximo. O fato de que professores são agredidos, e mesmo mortos como aconteceu recentemente no país parece não comover tanto assim as pessoas. Aos estudiosos restará fazer uma minuciosa pesquisa e descobrir o que está afetando tanto alguns indivíduos e que vem acarretando tantas modificações em seus temperamentos.

Ressalta-se que, nada justifica essa violência contra esses profissionais ou contra qualquer outra pessoa, mas está na hora da justiça agir com mais rigor, do contrário, daqui a algum tempo, procurar-se-á um docente e não mais se encontrará porque a profissão professor está se tornando uma profissão de alto risco e mesmo com sua devida valorização profissional (que por ventura venha a acontecer) não será mais encontrado neste país. LAMENTAVELMENTE, SERÁ A  REALIDADE, CASO CONTINUE NESSA PROPORÇÃO ABSURDA E SEM PUNIÇÕES.

CLARICE CAVALCANTE- Professora do Município de Petrolina

Blog do Banana

Related Posts

27 comentários

WALTER C. DOURADO 31 de janeiro de 2014 - 1:32

AMEI, Parabéns Clarice,Gostei dessa sua publicação,Gosto de todas elas e tenho orgulho DE VC MINHA AMIGA

Responder
susi santana 25 de abril de 2013 - 12:27

ótima avaliação.

Responder
EDUARDO LEVI 25 de abril de 2013 - 9:59

Ótimo texto. Muito bom mesmo

Responder
Cristiane Kelly 25 de abril de 2013 - 9:57

ESSA É A PURA REALIDADE DESSE PAÍS HIPÓCRITA!
ACORDA BRASIL!

CONTINUE ASSIM CLARICE, NESSE TEXTO DEMONSTRA A EXCELENTE PROFISSIONAL QUE VOCÊ É. MUITO TALENTOSA. PARABÉNS!
ESPERO VER MUITO MAIS DE VOCÊ AQUI NESSE BLOG E EM MUITOS OUTROS!
GRANDE ABRAÇO!

Responder
Paulo Lemos 25 de abril de 2013 - 9:49

Lamentável essa situação que o Brasil se encontra. Mais uma dependência do Estado para tomar alguma atitude. A profissão que deveria ser a mais respeitada e valorizada, hoje perde status de reconhecimento e se torna pura liberdade de vandalismo e desrespeito. Cade o respeito com os valores, não só com o professor, mas com o próprio ser humano?

VALEU CLARIÇÃO!! rsrs.
Excelente texto!

Responder
Alan 24 de abril de 2013 - 15:50

Sabe amiga Clarice
Lembro que antigamente na época de estudante do ensino primário e secundarista, dos anos setenta aos anos oitenta, a educação era uma atividade dinâmica dentro da sociedade e a escola uma instituição respeitadíssima. A escola e os professores eram respeitados em qualquer debate ou assuntos referentes aos dois e o governo investia consideravelmente no setor educacional.
Que pena que hoje já não mais
Estamos desrespeitados e desprezados, somos mal pagos e mesmo assim defendemos uma educação de qualidade como dever prioritário de um direito que na maioria das vezes só é lembrando por nós, defensores da Educação. Um País sem educação de qualidade é um pais a beira da misera, não de barrigas vazias, mas de mentes vazias.

Responder
denis 24 de abril de 2013 - 15:39

Amiga se a sociedade não despertar em busca de estudos de como penalizar rigorosamente quem comete abusos contra os professores, essa classe social chamada de Professor entrará no período de escassez e logo em seguida em extinção , devemos lembrar como sociedade que as demais profissões (segmentos profissionais) precisam de educadores.

Responder
CARVALHO 24 de abril de 2013 - 15:39

caloro que concordo plenamente com seus, ponto de vista.
enconto o professor. n, for valorizado pelas autoridas, e isso ai. eles pensa que o professor,
pode,trabalha com salario mizeravel,ainda, se humilhados, pelo pais de alunos.ou agredidos, isso e uma vergonha esse nosso, Brasil.enconto que os deputados,aprova cria tanats leis,mais pro bem deles, o professor,nd de melhora sera ate quando.vai ser asim.

Responder
oliveira 23 de abril de 2013 - 16:40

Os pais acham que a educação dos filhos é obrigação da escola e do professor , quando o filho está bem na escola o professor é excelente, mas quando o filho vai mal o professor não sabe ensinar, não presta, e vão a escola tirar satisfação, é incrível as historias que ouvimos falar sobre professores agredidos em sala de aula e ou mesmo até mortos por alunos ou por pais de alunos, assino em baixo Clarice, haverá um dia que não existira mais a profissão de professor, pois o medo de exercer essa profissão á extinguirá.
Profissão tão bela e tão desprezada

Responder
paulo henrique 23 de abril de 2013 - 21:27

Achei Extraordinário,suas experiências são surpreedentes,que Deus sempre te ilumine e te dê forças para continuar a escrever e falar mais da nossa sociedade e ter o desenvolvimento as atitudes de poder mudar o mundo com uma única palavra : LEITURA ,Parabéns Clarice,Gostei dessa sua publicação,Gosto de todas elas e tenho orgulho de lerem 🙂 !!!

Responder
mauricio 23 de abril de 2013 - 16:13

Amiga
Sou professor e achei suas colocações muito pertinentes, excelente publicação, estou ansioso por outras matérias suas e VIVA A PROFISSÂO
Professor
Na escola ele ensina:
Geografia, Português,
Matemática, História, Inglês
e espera o resultado
em ver todos aprovados.

Ele é o professor.

Se dedica com amor
à profissão que abraçou,
pois desde cedo queria
ter um espaço na vida
e ser um grande professor.

Aqui fica o meu recado,
por tudo, muito obrigado,
pelo que foi ensinado
por você, meu professor.

Responder
maira 23 de abril de 2013 - 16:07

Cara amiga
Ser professor é…
Construir castelos.
Não só castelos mágicos, belos e grandiosos.
Mas castelos fortes, com bases firmes.
Capazes de resistir ao tempo, às tempestades…
Às guerras e aos conflitos.

É ser capaz de enxergar longe.
Ver além do que se possa imaginar.
É sentir e esperar sempre…
Que tudo embora não seja perfeito.
Transforma-se em coisas belas,
Significantes e edificantes.

Ser professor é acalentar sonhos.
Realizar desejos, mostrar caminhos.
Partilhar alegrias…
Conviver com as tristezas.
Transformar planos em realidade.

É ver nas entrelinhas.
Buscar o que está lá no fundo guardado…
Trancado, acanhado e transformá-lo…
Em grandes conquistas e realizações.

Ser professor é nascer com essa profissão engrenhada na alma
Ver magia, beleza, sonhos e conhecimento onde ninguém mais os enxergar.
Ser professor e ser guerreiro
E um guerreiro não desisti jamais.

Excelente matéria, parabéns

Responder
Lucas 23 de abril de 2013 - 15:43

Concordo plenamente com as palavras da autora, educação é sem sombra de duvida a base de qualquer país de primeiro mundo, é claramente visível que esse conceito não é respeitado no Brasil tendo em vista todas essas atrocidades como foi muito bem colocado pela autora esse descaso com a educação está refletindo em peso em outros âmbitos sociais em especial em casos de crianças/adolescente no qual deveriam estar na escola encontram-se envolvidos com a criminalidade em geral, sendo que o problema poderia estar sanado apanas com o fim desse lastimável descaso para com a educação brasileira.

Responder
Raimundo 23 de abril de 2013 - 15:35

É estranho como as novas tecnologias são úteis para o fomento da educação no nosso país. Existem iniciativas diversas que visam aumentar o rendimento dos alunos em sala, usando da tecnologia, de forma a despertar o interesse dos alunos pelas aulas. Vejo que no futuro, realmente, não haverá saída: professores terão que recorrer a ela, darão aulas online para não entrar mais em sala. Ou será isso, ou morrer durante uma aula. Não me assustaria nem um pouco se alguém usasse a proposta das aulas telepresenciais numa campanha, até porque a voz digitalizada tem mais valor que a corda vocal do professor, gasta por gritar pelos direitos. Aprender com a Khan Academy dá mais (des)prestígio para o governo, atenção pros outros e por professor nada. Investimento é a única forma de sanar toda essa problemática, mas o político brasileiro vê que investimento é só dinheiro, também que implementar uma politica de Estado que possibilite um salto qualitativo na educação não dá voto; por isso, dá notebook, tablet… Tudo, menos condição de trabalho digna pra quem enfrenta o problema de testa. Os investimentos que precisamos podem ser mais atenção com os professores e dinheiro, de preferência no bolso deles.
Vejo que professores no Brasil são heróis. Não só pela coragem de matar um leão por dia, mas por saber que todos os dias terão mais um pra matar.

Responder
rosario 23 de abril de 2013 - 14:44

parabéns,você expressou exatamente o que infelizmente é verdade,sou do tempo que respeitar professor era como um pai e uma mae,passo isso para meu filho e gosto de estar presente na vida escolar dele.o professor merece Respeito!Parabéns espero que o mundo acorde enquanto é tempo.

Responder
roberto rodrigues 23 de abril de 2013 - 12:01

Concordo plenamente clarice, parabéns artigo. Precisamos conscientizar a todos de que sem professor nao existe sociedade organizada.

Responder
Yure Alves 22 de abril de 2013 - 23:13

Concordo, plenamente, com a autora, o Brasil nunca tornarar-se uma nação de “primeiro mundo”, sem a educação. Ainda mais em casos calamitosos como os que vem acontecem de violência, difícil é ver que o Estado como fonte governamental não os apoia (professores) ainda surgem os alunos que deveriam respeitar, pois as aulas acrescem a suas vidas. Enfim, precisamos de professores com você que estejam aptos a denunciar as mazelas que ocorrem nas escolas do país.

Responder
Alexandre 22 de abril de 2013 - 20:25

Isso acontece por vários motivos, tipo: individualismo exacerbado, é a questão do TER frente ao SER, pela falta de educação familiar, pela sociedade que vivemos, pelo que nossos filhos estão vendo na TV, a pressão social para sermos sempre o “melhor”, por falta de ética e por tantos outros motivos que fica até difícil descrevê-los. No entanto alguns comentários se referem ao endurecimento de Lei, porém acho que precisamos pensar além da Lei, precisamos pensar na melhor forma de educação, é preciso que seja dada uma real possibilidade para as crianças e jovens terem oportunidades iguais no futuro (boas escolas com bons profissionais), porque só assim acredito que poderemos reverter esta situação de violência atual. Precisamos de políticas sérias voltadas para a educação.

Responder
Tatiane Araújo 21 de abril de 2013 - 23:31

Muito bem profesora todos os seus questionamentos são pertinentes,porque nos faz refletir o descasso no qual somos tratado,somos tão cobrados mais faz tão pouco por nossa classe.Isto esta visivel no nosso salario,na dirferença de tratamento entre contratados e efetivos.A sociedade cada vez está perdendo o controle das situações,as pessoas estão cada vez mais agressivas deprimidas, na sala de aula entre as crianças isto é notorio.É necessario que façamos luta para conquistar aquilo que mais dejamos para isso é preciso nos organizar.Tatiane araujo

Responder
Geane 21 de abril de 2013 - 23:03

Muito bem colega! Concerteza chegará o tempo em que não mais encontrará professor. está cada vez mais difícil ser um docente diante do que vem acontecendo. Infelizmente falta atuação das autoridades em favor desses profissionais.

Responder
TATIANE DE SOUSA 21 de abril de 2013 - 23:02

Infelizmente minha cara colega educadora,a sociedade perdeu a mística de saber valorizar o outro,no entanto é necessário que façamos luta,porque nossos governantes pouco cuida dos interesses que não são deles.Os direitos humanos hoje poucos são respeitados,todos seus questionamentos são pertinentes quando temos pensantes e não apenas oportunistas como temos nos diversos espaços públicos.É injusto educadores serem culpados ou questionados quando o estudante não querem aprender,mas quando muitas vezes somos agredidos compalavras atitudes não estão nem aí,sabem o que dizem?presta queixa.será que isso resolve? Logico que não .O que precisamos são de leis que nos acorbetem de politicas publicas que valorizem o profissional da educação,que não so fique no papel mas que as prefeituras cumpram,mesmo sendo contratado ou efetivado mais que seja valorizado.Professores não só precisamos de sindicatos e paradas para garantir nossos direitos ,mas de mobilizações,e dos meios de comunicação para ajudar a sensibilizar a sociedade pelo descasso que somos tratado.Tatiane Araújo.

Responder
Elis 21 de abril de 2013 - 22:06

Cada dia que passa a situação vem ficando dificil,pois o professor só recebe cobranças, mas não sabe os pais que educação vem de casa? . Na verdade a base da educação é a familia, mas infelizmente já não existe familia como de antigamente que sentava e conversava com seus flhos explicando coisas importante da vida. Hoje as pessoas só pensam em bem matérias e esquce de educar seus filhos. Realmente cara colega vc está falando a verdade se essa violência contra os professores continuar ,não vai existi a profissão PROFESSOR.

Responder
cycera cavalcnte 21 de abril de 2013 - 22:03

eu acho que tudo isso que esta acontecendo é por falta de educação em casa
os pais de hoje acham que é dever do professor educar seus filho,e esquecem que
educação vem de casa,e que o professor está ali pra ensinar e aprimorar o que é começado em casa pelos pais e não o contrario.
acho que tem que haver leis severas contra esse tipo de violência,não consigo me acostumar com isso, pois fui criada com minha avó e ela me ensinou que professo tem que ser respeitado como respeitamos nossos pais e é assim que eu crio minhas filhas,respeitando
a todos e em especial os seus professores.

Responder
ianna cibelle 30 de abril de 2013 - 21:21

muito bom ecritivo parabens…..

Responder
Karcilene 21 de abril de 2013 - 21:45

Não é a toa que o Brasil esta lá no rabo da fila quando se fala em qualidade de educação, falta de valorização, péssimos salários, professores sem incentivo algum para estudar e se qualificar mais, tudo isso já ruim, agora vemos professores sendo agredidos por alunos e etc, gostei do texto, pena que nos políticos não leem e quando ler não dão valor algum.

Responder
NIWDELEIDE COSTA LIMA ROCHA 21 de abril de 2013 - 21:01

Cara colega, é isso mesmo, os governantes só estão preocupados com eles e nós é que temos que ns defendemos de aluno, se é que podemos chamá-los assim, vão para a escola agredir professores, colegas e quem aparecerer pela frente. O pior é que essas agressões ocorrem diariamente e eles não são punidos, o professor é maltatado com palavrões, violência corporal e a lei naõ pune os agressores. A nossa realidade hoje é essa: o aluno vai pra escola passear e agresir, só tem direitos e o dever ficou em casa ou na rua, o professor só tem o dever de dar aulas e receber agressões e ficar calado, pois a lei esqueceu dele em todos os sentidos,
Precisamos acordar e lutar por nossos direitos ao respeito a dignidade de professor e acima de tudo de ser humano.

Responder
Otoniel Alves Gondim 21 de abril de 2013 - 20:52

Isso mesmo, confirmo e assino embaixo mesmo. Um horror e as autoridades se calam, fazem leis irrisórias. Há que haver um levante sério nas pessoas que pensam, sentem e são corajosas perante todos esses horrores em nossa sociedade educacioanl e todas. Gostei de conhecê-la,pois sou também professor , escritor e compositor em Juazeiro Bahia. Grato e abraços do agora amigo, Otoniel gondim.

Responder

Deixe um comentário