Facape faz parte da rede que aumentará a velocidade de conexão com a internet em instituições de Petrolina e Juazeiro

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) passará a contar com internet de alta velocidade em 2015. O projeto será concretizado através da Rede Metropolitana do Vale do São Francisco (Redevasf), inaugurada esta semana com o objetivo de implementar redes ópticas de alta velocidade em regiões com instituições de ensino e pesquisa.

A solenidade de inauguração aconteceu no campus sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina e contou com a presença do presidente da Facape, Rinaldo Remígio; do coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da autarquia, Jocélio Passos; e do coordenador de redes, Marcos Matos. Também participaram representantes das demais instituições envolvidas; os prefeitos Julio Lossio e Isaac Carvalho; além do diretor de Engenharia e Operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduardo Grizendi; e o presidente do Comitê Gestor da Redevasf, Jonildo Cordeiro.

De acordo com a assessoria de comunicação da Univasf, foram investidos R$ 1,8 milhão em 90 km de rede óptica, interligando instituições de pesquisa e ensino em Petrolina e Juazeiro. Segundo o professor Rinaldo Remígio, o que chama a atenção é que esta é a primeira vez que a rede é implantada em cidades do interior.

“Esse tipo de iniciativa está presente em 24 capitais brasileiras e 17 regiões metropolitanas do país. Petrolina e Juazeiro são as primeiras cidades do interior a serem contempladas com a rede, o que comprova o potencial da região. O objetivo não é apenas aumentar a velocidade da conexão com a internet, mas também democratizar o acesso ao conhecimento e permitir uma maior integração entre as instituições”, destacou.

A previsão é de que nove instituições de ensino e pesquisa e cinco instituições parceiras de Petrolina e Juazeiro passem a contar com a velocidade de conexão com a internet de 1 Gb/s em um prazo de dois meses. A expectativa também é expandir a Redevasf para Sobradinho, no Norte da Bahia, e São Raimundo Nonato, no Piauí. (Fotos: Gilson Santos/Com informações da assessoria de comunicação da Univasf)

Ascom Facape

Blog do Banana​

Related Posts

Deixe um comentário