Márcio Jandir visita Museu Regional do São Francisco

“Em cada canto, parede, foto, utensílio podemos perceber a grande historia do povo juazeirense. Cada vez que venho aqui me emociono. É a minha história. É a história da nossa gente!”. Assim, Márcio Jandir, candidato a prefeito pela coligação ‘Unidos Para Acelerar Juazeiro’, definiu a visita que realizou na manhã desta quarta-feira (11), ao Museu Regional do São Francisco.

Recebido pela historiadora e responsável pelo local, Rosi Costa, Márcio Jandir revisitou o acervo da instituição e as instalações do Palacete de Miguel Siqueira. De acordo com Márcio Jandir, é importante que o povo conheça sua história e que uma visita ao Museu é muito importante na formação do cidadão juazeirense. “Nesta semana de adversário da cidade, é imprescindível que cada estudante, cidadão, filho, visitante ou amante de Juazeiro possa conhecer o Museu e entender de onde surgiu a força e o amor que temos por nossa terra”, pontua.

Durante a visita, Márcio Jandir ouviu as sugestões de Rosi Costa para melhorar o atendimento ao público e o acervo do local. “Sou fascinado pela cultura e pela história e, como prefeito, darei todas as condições para valorizar o nosso patrimônio cultural, além das questões de infraestrutura do prédio centenário do Museu, como a acessibilidade, por exemplo”.

O prédio que abriga a Fundação Museu Regional do São Francisco foi a residência do Cel. Miguel Siqueira. Datado de 1925, com características neoclássicas, foi construído em cal e barro da beira do rio São Francisco adicionados a óleo de baleia. Possui afrescos e pinturas murais eum acervo variado, adquirido através de doações da comunidade. É composto de: estandartes, cartas patentes, decretos, mobiliário, documentos variados, fotografias, pinturas a óleo, acervo náutico do Rio São Francisco, louças, réplicas de carrancas, lâmpadas centenárias de cobre, louças inglesas da antiga Companhia de Navegação do São Francisco, paramentos e utensílios do 1º bispo de Juazeiro, dos primeiros médicos e dentistas. Objetos dos primeiros carnavais, bandeiras e fardamentos da 1ª Guarda Nacional da região.

Acelera Juazeiro

Blog do Banana

Deixe seu comentário