Profissionais do HDM e HRJ finalizam Curso de Educação na Saúde para Preceptores do SUS

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemNa manhã da última quarta-feira (10.12), profissionais do Hospital Dom Malan, em Petrolina (PE), e do Hospital Regional de Juazeiro, integrantes do Curso de Educação na Saúde para Preceptores do SUS, promovido pelo Hospital Sírio Libanês, de São Paulo (SP), participaram da solenidade de encerramento da especialização. O evento aconteceu no auditório do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), em Petrolina (PE).

O curso foi realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no período de 02 de abril até 10 de dezembro, com carga horária 360 hs. Teve como objetivo promover para os participantes os a capacitação e a promoção do desenvolvimento, através da articulação de conhecimento e habilidade.

Para a ginecologista do HDM, Carolina Diniz, o curso proporcionou aos participantes a disseminação de conhecimento e humanização. “Nesta especialização aprendemos a tratar o paciente e os estudantes, que fazem residência na instituição, com singularidade e respeito numa relação de igualdade e troca, procurando uma visão integral dos cenários em que se encontram inseridos. Estes ensinamentos provocam mudanças profundas fazendo com que novos preceptores e seres humanos apareçam para conquistar novos horizontes, através da construção do conhecimento no campo de atuação profissional, pessoal e familiar”, relata.

Já a enfermeira do HDM, Mayara Bezerra, que também participou da especialização, achou o curso inovador e de grande relevância para a sua atuação no hospital. “Foi um curso novo, com uma proposta diferente de tudo que vivenciamos. Muitos desafios foram superados com êxito, agora nos sentimos ainda mais preparados para atuar como preceptores. Além disso, vamos disseminar o conhecimento adquirido para os futuros profissionais que passam pelo Dom Malan”, pontua.

A fisioterapeuta do HRJ, Paula Teles Vasconcelos , considera positiva a participação dos profissionais da região. “É de grande importância que nossos profissionais sejam qualificados para atuarem como preceptores, a partir de uma abordagem construtivista da educação, que busca estimular a capacidade de aprender a aprender, o trabalho em equipe, a reflexão sobre a prática, a postura ética, colaborativa e compromissada com as necessidades do Sistema Único de Saúde”.

“Esses profissionais que hoje são especialistas em Educação na Saúde para Preceptores do SUS estão preparados para compartilhar o aprendizado e utilizar as metodologias ativas de ensino aprendizagem com os residentes e estudantes contribuindo dessa forma para uma qualificação dos processos de formação desses educandos tendo consequentemente, impacto positivo na assistência ao paciente”, complementa a fisioterapeuta. ​

ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário