Programa Guarda Mirim de Petrolina forma mais 200 estudantes em Rajada

Mais de 20 horas de aulas, quatro instrutores da Guarda Municipal de Petrolina especializados em lições de Meio Ambiente, Defesa Civil, Cidadania e Ordem Unida, junto ao gestor da Secretaria de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira e, como resultado, 900 alunos e famílias atendidos através do Programa Municipal Guarda Mirim. Idealizado pelo prefeito Julio Lossio, o programa é executado pela Secretaria de Segurança Cidadã desde 2010 e no último sábado (09) realizou a formatura de mais 200 estudantes da comunidade de Rajada, distrito localizado a cerca de 80 km da sede Petrolina.

A solenidade que marcou o encerramento de mais um grupo de estudantes de Rajada reuniu na quadra de esportes da comunidade, estudantes das Escolas Municipais Manuel Januário, localizada no sítio Barra Franca; Francisco Joaquim de Souza, no Sítio Estrela; ambas nucleadas à Escola Estevão Rodrigues Coelho, em Rajada e Escola José Cícero de Amorim.

Existente desde 2010, o Programa nasceu com a proposta de auxiliar na formação dos estudantes em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e, ao mesmo tempo, conscientizá-los sobre a importância da ordem e disciplina na sua unidade escolar e na sociedade como um todo. Desde que foi planejado, o Programa Guarda Mirim já atendeu as unidades escolares de Nova Descoberta, Izacolândia, Porto da Ilha, Serrote do Urubu, Cristália, Uruás, Projeto Senador Nilo Coelho Núcleos 7, 9 e 11, Rio Jardim, Mandacaru, Dom Avelar, Pedro Raimundo, Henrique Leite, Santa Luzia e Vila Vitória.

Para os estudantes atendidos, tudo chamou a atenção desde o patrulhamento, fardamento até as ações desempenhadas que segundo as colegas de sala do 8º ano, Raquel lima Gambarra e Glaucimeira Rodrigues da Silva melhorou, inclusive, no comportamento dentro da escola. “Achei importante tudo que vimos para nos instruir em cuidar de Petrolina, do meio ambiente. Além disso, me sentia ‘bagunceira’ na escola e agora já melhorei nesse sentido o que também está melhorando em minhas notas”, afirmou Raquel, embasada pelas gestoras escolares que também sentem as primeiras diferenças desde o início das instruções dadas.

Como inovação do Programa que se adapta às necessidades da sociedade, a turma de Rajada foi divida em três segmentos correspondentes a Guardião Escolar, Guardião de Meio Ambiente e Guardião Defesa Civil. Cada um possui funções específicas e, habilitados com carteiras e fardamento, já podem exercer suas funções na escola e sociedade como colaboradores ativos desses segmentos.

“Temos uma preocupação muito grande com nossas crianças e, por isso o investimento em formação de qualidade através de melhor estrutura para estudar, espaços de lazer, educação de qualidade e, também, instruções contribuirão com a ordem e o disciplinamento das nossas crianças. O Guarda Mirim começou com um projeto piloto e hoje já é um grande sucesso, tanto que acontecerá em todas as escolas para os 36 mil estudantes da rede pública municipal de ensino”, afirmou o prefeito Julio Lossio.

Texto: Juciana Cavalcante

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

Deixe seu comentário