Apesar de recesso, Congresso tem primeiras propostas protocoladas em 2024

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Primeira proposta protocolada é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), comandado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB)

Apesar de estar de recesso, o Congresso Nacional já conta com as primeiras propostas protocoladas em 2024. As atividades no Parlamento voltam oficialmente em fevereiro.

Na Câmara dos Deputados, a primeira iniciativa do ano é um projeto de lei enviado pelo governo federal.

Equipamentos da indústria

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), comandado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), entregou o projeto que promove incentivos para a modernização de equipamentos e maquinário da indústria brasileira.

A renúncia fiscal decorrente da chamada depreciação acelerada será de até R$ 1,7 bilhão em 2024. O mesmo valor máximo deverá ser aplicado em 2025.

O projeto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último sábado (30) e inserido no sistema do Congresso nesta quarta-feira (3). A análise pelos parlamentares começará pela Câmara dos Deputados.

Compra de alimentos

No Senado, aparece como primeiro projeto de lei de 2024 uma proposta do senador Laércio Oliveira (PP-SE). O texto busca incentivar a cumprimento de um percentual mínimo de compra de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Ainda chegaram ao Congresso Nacional, nesta quarta-feira (3), os vetos do presidente Lula à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente a este ano e ao projeto que regulamenta e taxa o mercado de apostas esportivas online no Brasil.

Os vetos podem ser mantidos ou derrubados em sessão conjunta do Congresso Nacional. Não há, no entanto, data para essas análises acontecerem.

Com informações: CNN Brasil

Related Posts