“Após 10 anos Cortejo Afro poderá ficar fora do Carnaval de Petrolina”, diz coordenador

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O Coordenador do Cortejo Afro de Petrolina, Antônio Matos, o Toinho, esteve na tarde desta terça-feira (14), na redação do Blog e ressaltou que dos inúmeros ofícios enviados a secretária de Cultura de Petrolina, Maria Elena, solicitando a participação do Cortejo na grade carnavalesca, até esta terça, véspera do anúncio da programação oficial do carnaval não obteve uma resposta da gestora.

A vereadora licenciada Maria Elena é autora da Lei Nº050/2016, que prioriza a participação de artistas, grupos e manifestações culturais petrolinenses nos eventos patrocinados pela prefeitura de Petrolina, o que para Toinho seria a hora da atual secretária fazer jus à referida Lei.

“Todo orçamento disponibilizado pela prefeitura para o cortejo é investido 100% na construção de carros alegóricos, contratação de mini trio, aquisição de água de cheiro, de flores de rosas, e contratação de ônibus para locomover os povos de terreiros. È dever da secretaria de cultura de Petrolina apoiar os grupos e manifestações do nosso município”, enfatizou o coordenador do Cortejo Afro.

Antônio Matos argumentou ainda que a manifestação cultural integra o calendário de eventos do município há 10 anos, como a Vaquejada, Jecana e o Concurso de Violeiros que a cada ano são patrocinados pelo município, e lembrou que o Cortejo sempre contou com apoio financeiro da prefeitura em outros carnavais.

A secretária de Cultura, Maria Elena, disse que a Lei Municipal garante a participação dos grupos culturais no carnaval, porém não obriga o município a patrociná-los. Enfatizou que os grupos de tradição podem participar do circuito desde que tenham estruturas para isso.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário