Após visita ao Vale, ministro Blairo Maggi elogia no Facebook a perseverança dos empreendedores do Sertão

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

unnamed-3Em visita ao Vale do São Francisco na terça-feira (22) para ouvir produtores locais sobre a crise hídrica na região e demandas especiais do setor, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, esteve na fazenda GrandValle – no município de Casa Nova/BA. Após conhecer a produção de mangas, uvas e de suco 100% integral, além da criação de ovinos para corte, o representante do Governo Federal mostrou-se impressionado com as histórias de vida dos empreendedores do Sertão – com destaque para Gilberto Secchi, presidente da GrandValle.

Em sua página no Facebook, o ministro postou fotos, vídeos e o seguinte texto: “Na região, existem fábricas de processamento, onde os produtos são preparados para a exportação para mais de 50 países. É um oásis na caatinga nordestina. Encontrei histórias de brasileiros vencedores que fizeram deste canto do Brasil algo inacreditável, como a história do catarinense de Joaçaba Gilberto Secchi, que chegou aqui há 30 anos como empregado de uma empresa que fornecia sementes de melão. Hoje, ele e suas filhas tocam uma propriedade de 300 ha com uva, manga, tudo irrigado e integrando a ovinocultura. Coisa linda de se ver! #estebrasiltemjeito”. O post pode ser visto aqui.

Para a diretora administrativa Lara Secchi, a visita foi uma “oportunidade ímpar” para expor questões específicas da fruticultura no Vale. “Foram abertas algumas consultas públicas que pretendem limitar o grau brix no suco de uva integral brasileiro, com um teto que desconsidera a realidade local e pode trazer problemas para o setor. Além disso, fomos com o ministro até as margens do Lago de Sobradinho, que hoje está com cerca de 5% de sua capacidade total. Ele prometeu levar a importância destas demandas até o Governo”, destacou.

Em sua agenda, Blairo Maggi anunciou que pretende elevar de 6,9% para 10% a participação agronegócio brasileiro no comércio mundial agrícola com o programa Agro+ e, ainda, divulgou um acordo de cooperação com a Coreia do Sul para exportação de mangas – ato que deverá beneficiar principalmente os produtores do Vale.

A abertura desse mercado – conhecido como um dos mais exigentes em relação a normas sanitárias e qualidade do produto – é fruto de uma longa negociação nos últimos anos e ficou mais próxima depois de recente viagem do ministro à Ásia. A expectativa é de que os embarques iniciem em cerca de 30 dias. A contrapartida do país será importar peras frescas do país oriental. (Texto/Foto: Paula Theotonio)

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário