Assinado protocolo de intenções que firma parceria entre Facape e Fundação Save

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemFoi assinado na noite da última sexta-feira (11) o protocolo de intenções entre a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e a Fundação Saúde do Vale (Save). A partir do próximo mês, alunos do curso de Ciências da Computação irão ministrar aulas na sede da Save, localizada no bairro Alto da Boa Vista, na zona oeste da cidade.

A assinatura fez parte da cerimônia de inauguração da fundação e contou com a presença do presidente da Facape, Rinaldo Remígio; do presidente da Save, Dr. José Carlos Moura; além do vice-prefeito, Guilherme Coelho, e secretários municipais.

De acordo com o Dr. José Carlos, a proposta da fundação é desenvolver ações de saúde preventiva. “É a chamada saúde holística, que é considerada não somente a saúde biológica, mas implica em transporte, saneamento, educação, emprego e conhecimento. Esse conjunto proporcionará uma qualidade de vida às pessoas, tornando-as assim saudáveis. Portanto, nós vamos trabalhar exatamente na parte da educação por meio dessa parceria com a Facape”, explicou.

Cada turma será formada por cerca de 10 adolescentes, que terão aula duas vezes por semana. Para o professor Rinaldo Remígio, ganham as comunidades e também os discentes da autarquia, que terão a chance de colocar em prática aquilo que veem na sala de aula. Segundo ele, a ideia é ampliar a parceria.

“É com muita satisfação que iremos iniciar usando o laboratório, onde alguns alunos da nossa instituição, monitorados pelos professores, estarão ministrando aulas de informática. Num espaço muito curto, queremos oferecer mais serviços à comunidade, especialmente na área jurídica. É a política do ‘ganha-ganha’: alunos e professores com os trabalhos de extensão e a comunidade com aulas que facilitarão a entrada de cada um no mercado de trabalho”, comentou.

Rompendo fronteiras

Quem prestigiou o evento e também aprovou a parceria foi o juiz, diretor do Fórum de Petrolina e professor da Facape, Francisco Josafá Moreira. Para ele, os estudantes da faculdade poderão ampliar suas experiências profissionais e pessoais ao romper as fronteiras da autarquia.

“Eu, na condição de professor da Facape, vislumbro essa parceria como algo extremamente importante porque permite que os alunos saiam dos muros da faculdade com mais essa prestação de serviço. Ainda possibilita a esses estudantes o contato direto com o serviço que eles se proporão a fazer após terminarem o curso. Eles também terão uma visão das comunidades mais carentes, das dificuldades que os moradores dos bairros periféricos enfrentam, principalmente de acesso aos serviços básicos”, disse.

A Save funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. O horário aos sábados é de 8h às 12h. A fundação fica na Rua 22 e deve atender diretamente os moradores do Alto da Boa Vista, São Gonçalo, Rio Claro, Rio Corrente e Jardim Imperial.

ASCOM/FACAPE

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário