Atendimentos do Projeto Boa Visão são retomados pela UPAE/IMIP de Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Após o período de férias escolares, o projeto Boa Visão foi retomado em Pernambuco e os atendimentos feitos pela Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) reiniciaram hoje (21.03).

O Boa Visão é uma iniciativa do governo do estado, que visa promover saúde, educação, inclusão social e cidadania para adolescentes, jovens e servidores públicos do estado através da oferta de consultas, exames oftalmológicos e óculos corretivos. O projeto virou lei em 2011 e a descentralização dos atendimentos começou por Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.

No Vale do São Francisco chegou em 2017 e de lá para cá a UPAE de Petrolina já disponibilizou mais de 1440 consultas.  “Nós ofertamos todo mês 90 vagas à VIII Regional de Saúde que é responsável pela marcação junto às escolas. A gente recebe as listas e põe no sistema. São dois dias reservados por mês para o atendimento a esse público”, esclarece a enfermeira gerente do ambulatório, Martapolyana Torres.

Na época do lançamento do Boa Visão em Petrolina, a coordenadora estadual do programa, Mayra Ramos, disse que o governo do estado tinha encontrado nas UPAEs a parceria que faltava. “Contar com o apoio das unidades de atenção especializada foi imprescindível para que a gente pudesse avançar com o programa e interiorizar o atendimento”, garantiu na ocasião.

O Boa Visão traz consigo uma proposta fantástica de integração da saúde com a educação, pois promove a inclusão através da oportunidade de um cuidado. “Nós ficamos muito felizes de fazer parte dessa iniciativa e de poder contribuir de forma direta com a educação do Brasil, visto que muitas crianças e adolescentes agora poderão acompanhar melhor as aulas”, ressalta a coordenadora geral da UPAE, Grazziela Franklin.

A ótima notícia é que não há um prazo para o encerramento do projeto, como ele foi validado em lei tem sua continuidade assegurada. “Depois que todos os alunos da rede estadual dos sete municípios que compõem a VIII Regional de Saúde forem atendidos, nós voltaremos fazendo revisão e marcando novamente primeiras consultas”, finaliza a gestora de forma otimista.

 

Ascom

Related Posts