O recadastramento biométrico que tem data marcada para ser finalizada (31 de maio) parece que não vai atingir a sua meta em Petrolina. Nesta quinta-feira (15), o diretor do cartório eleitoral, Edvanilson Araújo Lima. esteve pela manhã no programa Opinião, de Francisco José da Rádio Grande Rio AM, e se mostrou bastante preocupado em relação ao percentual do cadastramento biométrico, que não chega a 47% na cidade, já que até o momento só foram cadastrados apenas 93 mil eleitores em Petrolina, “mas nosso eleitorado gira em torno de 200 mil eleitores”, disse..
Segundo Edvanilson o eleitor que não fizer o seu recadastramento biométrico ficará impedido de usufruir de vários benéficos além de ter o título cancelado. Não poder fazer concurso publico, se recadastrar no bolça família, tirar passaporte, financiar imóveis junto a Caixa Econômica Federal, além de um serie de outras consequências caso o eleitor não faça o cadastramento biométrico.
Para fazer o cadastramento o eleitor tem que comprovar o seu vinculo com a cidade de Petrolina e se dirigir ao cartório eleitoral com sua documentação como RG ou Carteira de Trabalho , comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento. Já as que nasceram em Petrolina só basta a RG. Os demais que não nasceram em Petrolina, precisam comprovar o seu vinculo com a cidade a exemplo de ter sua carteira de trabalho assina em Petrolina, ou declaração de residência fixa de um parente até segundo grau.
Os deputados, vereadores e o prefeito podem ajudar nos transportes dos eleitores para realizarem os cadastros biometrico. Em Petrolina a localidade que está bastante avançada com o cadastramento é Rajada superando a marca de 60%, numero que nem a sede da cidade atingiu nesse momento.
Blog do Banana