Celpe promove ações preventivas e de segurança para o carnaval 2020

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Com uma antecedência de três meses, o Carnaval para a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) teve início em novembro do ano passado e só termina na Quarta-Feira de Cinzas. Durante esse período, a distribuidora colocou em operação o plano de ações preventivas para os principais polos de folia em todo o Estado. O trabalho tem a finalidade de assegurar a continuidade do fornecimento de energia e a segurança dos foliões. Para o Carnaval 2020 estão sendo mobilizados mais de 800 profissionais e investidos mais de R$ 8 milhões na manutenção, ampliação e automação da rede de distribuição de energia.

Um dos principais investimentos para o Carnaval ocorreu na Subestação Olinda, que supre o Centro Histórico da cidade. A unidade foi modernizada e recebeu um novo transformador, com 26 MVA de potência, em substituição ao antigo equipamento. Para conferir maior flexibilidade ao sistema, um novo circuito  foi criado, ampliando a capacidade operativa de transferência de cargas em casos emergenciais na Cidade Alta.

Previamente, as equipes promoveram a substituição e construção de 30 quilômetros de redes de distribuição, além disso, foram realizadas inspeções termográficas em mais de 3,2 mil quilômetros de circuitos de média e baixa tensão. Ainda como parte das ações preventivas, mais de 2 mil podas foram realizadas nos circuitos que atendem os principais focos de folia.

O combate às irregularidades teve um destaque especial nos preparativos para o Carnaval 2020. A empresa implantou o conceito de tolerância zero com as ligações clandestinas. Durante as prévias carnavalescas, mais de 100 ligações irregulares foram removidas por 60 equipes que estiveram diretamente envolvidas nas ações para inibir o furto de energia. Especificamente no Carnaval, a Celpe permanecerá com turmas exclusivamente dedicadas às operações de retirada de ligações clandestinas.

Em todos os dias do Carnaval, a Celpe manterá equipes estrategicamente posicionadas nos principais focos de animação preparadas para atender eventuais ocorrências. No Galo da Madrugada, serão 72 profissionais, entre engenheiros, técnicos e eletricistas, distribuídos por todo o trajeto do maior bloco do mundo. No Sítio Histórico de Olinda, nove equipes estarão diariamente de prontidão. No Recife Antigo, duas equipes estarão a postos para assegurar o fornecimento de energia da região.

Além da manutenção preventiva na rede elétrica, a concessionária realizará ações de conscientização junto aos foliões, ambulantes e profissionais que irão trabalhar durante o Carnaval. Ainda nas prévias carnavalescas, o Bloco de Segurança da Celpe foi às ruas de Olinda para distribuir panfletos e orientar sobre os cuidados com a rede elétrica. A ação educativa será promovida também durante quatro dias do Carnaval.

No início do percurso do Galo da Madrugada e na área de dispersão de trios elétricos serão instaladas faixas alertando os ocupantes dos veículos a manterem a distância segura da rede elétrica e não jogar objetos na fiação de energia. Os motoristas também serão orientados a não permitir pessoas em cima dos trios fora do trajeto do bloco.

Durante todos os dias do Carnaval, representantes da Celpe estarão, em conjunto com a Secretaria de Defesa Social, monitorando através de câmeras possíveis situações de risco, inclusive, com a rede elétrica.

Centro de Operações

O Centro de Operações Integradas (COI) da Celpe também recebeu reforço operacional. Mais de 40 profissionais irão trabalhar em escala especial para o gerenciamento do fornecimento de energia em todo o estado, preparados para atuar em qualquer necessidade. O sistema elétrico é monitorado em tempo real, 24 horas por dia, e equipamentos automatizados permitem que operadores e engenheiros controlem subestações e redes em todo o Estado, a partir do COI, no Recife.

Interior pernambucano

No interior, as cidades de Pesqueira, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Nazaré da Mata e Bezerros são os principais polos de folia e receberam atenção especial da Celpe. As ações preventivas foram direcionadas para podas e substituição de componentes da rede elétrica, além de inspeção na rede elétrica. Mais de 300 profissionais serão alocados estrategicamente para acompanhar as festividades fora do Grande Recife, trabalhando em regime de escala e preparados para atuar em ocorrências de baixa e alta complexidade nas cidades do interior do estado.

Related Posts