Com foco na formação de profissionais, APAMI/Centro de Oncologia de Petrolina abre espaço para o estágio supervisionado

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemAtravés de um convênio com a Universidade de Pernambuco, Campus

Petrolina, a APAMI (Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância) juntamente ao Centro de Oncologia vem ampliando o espaço para o ensino e pesquisa, desenvolvido pela UPE. Nesse caso, o primeiro grupo composto por alunos de enfermagem, está finalizando o estágio supervisionado. O estágio tem a duração de cinco meses e é acompanhado de perto pela equipe do Centro de Oncologia através do Coordenador geral de enfermagem Paulo Loivo, além da Profa Dra Lidiane Régia, da UPE-Campus Petrolina e chefe de pesquisa do CEONCO/APAMI.

De acordo com a professora Lidiane, o estágio supervisionado, além de

ser parte da grade curricular é de fundamental importância para a formação profissional dos estudantes. “Temos muito cuidado ao acompanhar esses alunos, porque é nesse momento que eles têm a vivência e colocam em prática toda a teoria aprendida dentro das salas de aula. A partir daqui, acreditamos que eles passam a ter um caminho a seguir com mais segurança”, explicou.

Já para os estudantes Maria Angélica Ferreira e Marcos Vinicius Mendes a oportunidade além de representar um compromisso e exigência a ser cumprido em âmbito acadêmico, se tornou desde o primeiro momento um aprendizado superior as expectativas. “Estamos muito felizes com o que temos aprendido e vivido nesses seis meses. Falamos não só do profissional enquanto técnico e habilitado, que é de extrema importância, mas também vemos a questão humana e o quanto também é importante no tratamento e recuperação dos pacientes oncológicos”,

ressaltam os estagiários sobre a importância das práticas associadas à humanização.

O estágio do primeiro grupo será concluído em junho. Na primeira avaliação feita pelo supervisor do grupo, Paulo Loivo ressaltou a importância da abertura institucional do Apami pelo Centro de Oncologia para contribuir com o aprendizado de novos profissionais. “É muito importante quando instituições se dispõem a oferecer seu espaço para o aprendizado de alunos, principalmente na área oncológica, onde se exigem critérios rigorosos para atuação do profissional. Oferecemos um aprendizado gradual, onde nos permite desenvolver as habilidades de comunicação, técnicas, agilidade e compreensão nesses alunos, abrindo um campo que se considera escasso no país e de difícil acesso pela complexidade. Por isso, trabalhamos com formas de lapidar esses alunos para o mercado o qual visamos resgatar a importância deles na assistência aos pacientes”, concluiu Paulo.

Assessoria de Comunicação APAMI-Petrolina

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário