Como usar empréstimo pessoal para sair das dívidas

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Quer saber como usar empréstimo pessoal para sair das dívidas e quais as melhores opções? Então você está no artigo certo. Confira!

De acordo com o Serasa, 61 milhões de brasileiros ficaram inadimplentes em 2020. Este número alarmante evidencia a dificuldade que temos de pagar nossas dívidas.

Nesse cenário, há algumas formas de contornar essa situação para não ficar mais com o nome sujo. Uma delas é usar empréstimo pessoal para sanar essas dívidas.

Pensando nisso, fizemos este texto para explicar a você como usar este artifício de maneira responsável para resolver de vez a sua situação financeira.

Estou endividado, e agora?

O primeiro passo quando você está endividado é avaliar as suas opções para solucionar este problema o mais rápido possível.

Além disso, comece a se organizar mais financeiramente para não gerar outras despesas.

Você pode utilizar planilhas de controle econômico, cortar custos superficiais e eliminar cartões de crédito em excesso, por exemplo.

Mas, para solucionar o problema da dívida atual, procure negociar o valor dela ou trocá-la por opções mais baratas.

Negociar sua dívida

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é negociar o valor da sua dívida. As instituições financeiras sabem que há muitos brasileiros desempregados, principalmente depois da pandemia. E vale mais a pena para eles receber um valor menor do que continuar sem nada.

Assim, aproveite o seu poder de barganha para negociar a sua dívida. Se você sempre foi bom pagador ou é um cliente antigo da instituição, por exemplo, há bastante chance de conseguir essa redução de valor.

Além disso, você também pode sugerir pagar a quantia em algumas parcelas, para que não seja tão difícil para você conseguir quitar o valor total.

Trocar dívidas caras por dívidas baratas

Outra opção que muitas pessoas esquecem de considerar é trocar as suas dívidas mais caras por opções mais baratas. Mas como fazer isso?

Um dos principais fatores responsáveis pelo endividamento do brasileiro é o cartão de crédito. A possibilidade de usar o limite, mesmo sem ter aquele dinheiro, faz com que muitas pessoas tenham problemas no final do mês. E isso se agrava com o fato de as taxas de juros dos cartões de crédito serem umas das maiores do mercado.

Se você se encontra nessa situação, uma opção é trocar a sua dívida do cartão por outra opção mais barata, ou seja, com taxas de juros inferiores. Uma opção muito utilizada é o empréstimo pessoal.

Para isso, você pode conversar com o seu banco para entender as possibilidades de crédito que ele oferece e quais alternativas são mais vantajosas em seu caso, sugerindo fazer a troca. Você pode fazer essa pesquisa pela internet mesmo, fazendo simulação de empréstimo, por exemplo, e utilizando o chat dos sites das instituições financeiras.

Quando vale a pena solicitar um empréstimo para quitar dívidas?

Diante desse cenário, quando realmente vale a pena solicitar um empréstimo online para quitar as dívidas?

O exemplo do cartão de crédito é um desses casos. Mas, além disso, a principal regra é você analisar a taxa de juros desse crédito. Ou seja, se ela for mais vantajosa do que a taxa da sua dívida, provavelmente vale a pena você solicitar um empréstimo online para pagar este valor.

Se você tiver um imóvel em seu nome, pode solicitar o empréstimo com garantia, porque ele tem uma das menores taxas do mercado. Porém, apenas use este artifício se você tiver certeza de que conseguirá pagar as parcelas mensais, para não correr o risco de perder o seu imóvel.

Apesar desses benefícios, você deve tomar alguns cuidados ao solicitar este crédito. Primeiramente, analise a instituição financeira que você está considerando para ter a certeza de que ela é uma empresa consolidada no mercado e segura.

Lembre-se de que os golpes virtuais aumentaram muito depois da pandemia, e não seja mais um número para essa estatística.

Além disso, leia todas as informações do contrato para não correr o risco de ter taxas escondidas ou condições de pagamento que você não estava considerando.

Quais as melhores opções?

E quais são as melhores opções de empréstimo para eu quitar minhas dívidas?

Considerando a taxa de juros, as opções que costumam ter as melhores condições são o empréstimo consignado e o empréstimo pessoal com garantia.

Porém, não são todas as pessoas que podem ter empréstimo consignado. Isso depende da sua empresa empregadora ter parceria com o seu banco. Se você estiver desempregado ou for MEI, por exemplo, não se encaixa na possibilidade de obter crédito consignado.

Nessa modalidade, a parcela que você deve pagar todo mês é descontada diretamente da sua folha de pagamento ou do seu benefício de previdência. Por isso, os riscos para os bancos são bem baixos e as taxas de juros são menores.

Já na opção de empréstimo pessoal com garantia você deixa um imóvel ou veículo como garantia da dívida. Assim, se você não pagar as parcelas, o banco pode tirar o seu bem. Por isso, essas taxas de juros também são menores.

Em contrapartida, você precisa ter esse bem no seu nome para conseguir solicitar este empréstimo. Além disso, tenha a certeza de que conseguirá pagar as parcelas mensais para não correr o risco de perder o seu carro ou a sua casa.

Considerações finais

Este artigo teve o objetivo de mostrar como usar empréstimo pessoal para sair das dívidas.

Agora você já sabe que pode usar algumas opções para melhorar a sua situação, como renegociar dívidas ou trocá-las por alternativas mais baratas com taxas de juros.

Assim, analise as opções que o seu banco oferece para fazer as suas escolhas prezando, sempre, por transações seguras e que valham a pena para a sua saúde financeira.

Related Posts