COMPESA AMPLIA EM 60% O USO DO APLICATIVO DE MANOBRA

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Para quem recebe água em esquema de rodízio, ter o calendário fielmente cumprido é fundamental. Neste sentido, a Compesa desenvolveu o Aplicativo de Manobra, com tecnologia pioneira entre as empresas de saneamento no país, que gerencia com exatidão os horários do início do fornecimento e fechamento dos ciclos de abastecimento de água. O equipamento foi desenvolvido pelos técnicos da Companhia, sendo empregado incialmente na cidade de Goiana, na Mata Norte.  Atualmente, o App já responde por 60% do monitoramento das manobras, sendo utilizado por 700 operadores em todo estado. A expectativa é que até o final do ano, o aplicativo cubra 100% da atividade de manobras realizadas pela Compesa em todo o estado.

O benefício dessa inovação está diretamente ligado à melhoria na gestão do calendários de abastecimento e, consequentemente, na satisfação do cliente. As análises são realizadas a partir dos dados obtidos que possibilitam o melhor controle dos volumes da água distribuída, além de garantir por mais tempo água nas torneiras. Apenas no mês de julho, a   Compesa realizou quase 48 mil manobras programadas no Estado. “O aplicativo está permitindo que as manobras sejam executadas, pontualmente, de acordo com o cronograma de abastecimento e, com isso, os clientes estão tendo maior confiabilidade no calendário. Outro benefício é que os moradores podem conseguir se organizar, com o armazenamento da água, sabendo exatamente quando chega água em suas casas”, explicou o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Flávio Figueiredo.

Pela ferramenta é possível acompanhar o passo a passo das atividades das manobras, buscando ajustar ao máximo as lacunas existentes entre o horário da liberação da água, previsto no calendário, com o da chegada da água nas casas da população.  Através do aparelho celular, o operador registra em tempo real os elementos como data, hora e nome do funcionário responsável pela atividade. Os dados entram automaticamente no sistema gerando relatórios, cujas informações são confrontadas com as do calendário de abastecimento, podendo ser possível identificar as intercorrências mais frequentes que geraram atrasos nos horários de início e fim dos ciclos de abastecimento.

Related Posts