Compesa instala novo flutuante para levar mais segurança hídrica para Limoeiro

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A instalação de uma captação flutuante definitiva na Barragem de Carpina, em Lagoa do Carro, é uma das ações definidas pela Compesa para garantir a continuidade do abastecimento de água no município de Limoeiro, que é atendido com águas desta barragem. A iniciativa está em curso e a previsão é que o novo equipamento esteja em pleno funcionamento até o final deste mês. Atualmente funciona no local uma captação provisória, de forma a manter o abastecimento, mas já estava no planejamento a sua substituição por este novo equipamento mais robusto localizado em um novo ponto de captação. O investimento é de R$ 200 mil.

A nova captação na Barragem de Carpina para Limoeiro contará com dois conjuntos de bombas, o principal e um reserva, com capacidade de produzir 80 litros de água por segundo. Essa vazão contínua, segundo a gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Cleice Santos, irá garantir o calendário estabelecido para a cidade, que enfrenta dificuldades atualmente, em virtude do colapso da Barragem de Palmeirinha, em Bom Jardim, quando a cidade passou a contar apenas com a água da Barragem de Carpina. “Para garantir a segurança operacional do Sistema de Abastecimento de Água de Limoeiro, diante do período de escassez de chuvas na região, essa nova captação foi a alternativa técnica para assegurar o fornecimento de água em Limoeiro, dentro do calendário estabelecido”, explica Cleice. Ela acrescenta que desde o colapso da Barragem de Palmeirinha, a cidade deixou de contar com 30% da produção deste reservatório, que era destinada a Limoeiro, algo em torno de 35 litros de água por segundo.

Em decorrência da estiagem que assola a região, a Compesa optou por instalar a captação em um novo ponto da barragem que é mais apropriado devido ao volume baixo de acumulação de água. “Esperamos que no inverno deste ano, os mananciais que abastecem Limoeiro recuperem a sua capacidade de armazenamento, possibilitando que a Compesa reduza o atual calendário de distribuição, ofertando mais água à população”, complementa a gestora da Compesa, Cleice Santos.

Related Posts