Curso de medicina da UFPE em Caruaru terá currículo diferenciado

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemCurso mais concorrido nos últimos anos no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), medicina será ofertado também, no próximo ano, no campus de Caruaru, Agreste do Estado. A nova graduação terá 80 vagas e só começará no segundo semestre de 2014, na segunda entrada. No Recife permanecem 140 vagas.

O curso em Caruaru terá um currículo diferente do ministrado na capital pernambucana. Segundo o vice-reitor da UFPE, médico Sílvio Romero Marques, a novidade é a problematização de casos no início da graduação. “Hoje, no Recife, o estudante só chega à parte prática no ciclo profissional. Em Caruaru ele terá contato com o doente logo no começo. Saímos de um modelo especialista para o generalista”, explica.

O novo formato foi pensado para formar um médico mais ligado à atuação nas comunidades, focado na saúde coletiva, na medicina de família e no atendimento primário. Justamente o que pretende o programa federal Mais Médicos. No Estado, esse modelo é adotado, segundo o vice-reitor, pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). “Estamos investindo na relação médico-paciente, na humanização do atendimento, na qualidade de vida”, disse Sílvio Romero.

Quarenta professores serão contratados para ministrar aulas em Caruaru. Já houve concurso para 16, que foram nomeados. A expectativa do vice-reitor é que uma nova seleção para as 24 vagas restantes seja realizada ainda este ano ou no início de 2014. Também foram contratados 12 técnicos-administrativos. Mais 15 serão selecionados por concurso.

A estrutura física está sendo viabilizada no polo comercial de Caruaru, onde atualmente funciona o campus da UFPE. Serão montados e equipados laboratórios. As obras devem terminar no próximo mês. O custo para a implementação do curso de medicina na cidade foi de R$ 28 milhões, bancados pela União.

VESTIBULAR

No total, o vestibular da UFPE terá 6.607 vagas distribuídas em 97 graduações. As inscrições para o processo seletivo custam R$ 110 e vão de 18 de outubro a 3 de novembro, exclusivamente no site da Comissão do Vestibular (Covest). Vinte e cinco por cento das vagas serão destinadas aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na escola pública.

A primeira fase do processo seletivo será o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), organizado pelo Ministério da Educação e programado para os dias 26 e 27 deste mês. Portanto, o primeiro critério para participar do concurso da UFPE é fazer a avaliação nacional. A segunda etapa vai ser realizada pela Covest em 8 e 9 de dezembro. (JC Online)

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário