Depressão pós-parto: Asssitência médica e psicológica do HDM/IMIP auxilia no acompanhamento de gestantes

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemUma das doenças que podem acometer mulheres no período posterior à gestação é a depressão pós-parto. Seus sintomas podem ser identificados ainda durante o pré-natal, dependendo do histórico do paciente. No Hospital Dom Malan/IMIP há um serviço psicológico que trata mulheres grávidas ou que já estão no período de pós-parto, através de orientações médicas e psicológicas.

A depressão pós-parto possui vários sintomas, os principais são tristeza, desesperança, baixa autoestima, sentimento de culpa, distúrbios de sono e alimentar, cansaço, falta de energia, desinteresse sexual, sentimento de incapacidade e isolamento social. A coordenadora de ginecologia e obstetrícia do HDM, a médica Fabíola Leite, ressalta a importância do acompanhamento médico e psicológico de pacientes. “No pré-natal, podemos identificar as mulheres que têm maior risco de apresentarem depressão pós-parto, como por exemplo, aquelas que têm ou já tiveram a doença em algum momento da vida”, afirma.

A médica ainda complementa que “o obstetra tanto pode ajudar no diagnóstico, como também no tratamento da depressão, identificando as consequências que a doença pode trazer à relação mãe-filho. Também é papel do obstetra, encaminhar a paciente para acompanhamento psicológico e psiquiátrico, para que o tratamento seja feito de forma completa. Aqui no Hospital Dom Malan, dispomos de assistência psicológica que é muito importante, pelos primeiros passos no tratamento”, conclui Fabíola Leite.

Já a psicóloga do HDM, Grace Barros, afirma que “o acompanhamento psicológico durante esse processo favorece a compreensão pela gestante da complexidade de sentimentos e emoções que se apresentam de modo mais explícito durante o processo gestacional e do pós-parto. Essa intervenção visa também trabalhar as capacidades e recursos da mulher para a adaptabilidade e o enfrentamento das adversidades psicológicas e fisiológicas das situações de crise”, argumentou.

ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário