Deputado Adalberto Cavalcanti presta homenagem póstuma a Osvaldo Coelho em discurso na tribuna da Câmara Federal

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemAcompanhe o pronunciamento proferido na tribuna da Câmara Federal pelo Deputado Adalberto Cavalcanti PTB/PE nesta quarta-feira (04 de novembro) em homenagem póstuma ao Deputado Osvaldo Coelho.

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Estou hoje aqui na tribuna desta casa, para prestar uma homenagem ao Deputado Osvaldo Coelho, que faleceu no Recife, no último domingo, aos 84 anos de vida.

Osvaldo foi um dos mais influentes políticos da história de Pernambuco, especialmente do meu sertão. Um político exemplar: 03 vezes Deputado Estadual e 9 vezes Deputado Federal; Aprendi com meu pai e minha mãe a respeitá-lo desde de pequeno, como um grande cidadão, nas várias vezes que visitou a nossa família em Afrânio. Meu pai o apoiou por mais de 50 anos na política;

O sertanejo o chama de braço forte do sertão, pela luta que travou para diminuir as desigualdades sociais do povo sofrido da seca. Sua luta titânica ao longo dos anos como parlamentar nesta casa, fez com que o governo federal levasse para Petrolina e região os projetos irrigados do vale, como Bebedouro, o Projeto Senador Nilo Coelho, o Maria Tereza e o Pontal.

Este último que ele tanto reclamava que mesmo pronto ainda não entrou em funcionamento para gerar renda e emprego para os que sonham em ter sua área para plantar.

Foi mais além e desta Casa com outros parlamentares baianos, conseguiu aprovar a instalação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, a rendição de um vale, que recebe e educa mais de sete mil pessoas em suas unidades e em seus vários cursos.

Começou sua vida pública aos 24 anos. E passou 44 anos de sua vida parlamentar, dedicada à causa do povo sertanejo. Lutou e brigou pela nossa gente até os últimos dias de sua vida. No último sábado foi dizer ao Governador que lhe fez uma visita em sua casa em Recife, as necessidades que o povo sertanejo precisava. Pediu a intervenção do governador para a questão hídrica de meu sertão.

Foi o braço forte do sertão sim, quando levantou a bandeira da irrigação, transformando a terra seca em pomares de frutas. Petrolina é a maior exportadora de frutas do brasil.

Petrolina e o Vale do São Francisco são considerados, segundo maiores exportadores de vinho do Brasil. Os projetos de irrigação de Petrolina empregam mais de 150 mil pessoas direta e indiretamente.

Sua luta jamais será esquecida pelos sertanejos. Um homem corajoso, destemido, nunca se abateu com as adversidades. Mesmo fora do parlamento, sua luta foi contínua em defesa dos que mais sofrem, dos que mais precisam.

Portanto, em nome de minha família, de minha esposa Lúcia Mariano, Prefeita de Afrânio e de meus filhos e netos, finalizo meu discurso, dizendo a eles que a luta de Osvaldo não vai morrer, nós saberemos conduzir desta Casa e do Sertão, os seus ideais de proteção e de qualidade de vida da nossa gente sertaneja.

Que Deus o tenha em um bom lugar, por tudo o que ele representou aqui nessa terra. Peço que o meu discurso seja divulgado nos meios de comunicação dessa Casa e na Voz do Brasil.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Obrigado.

ADALBERTO CAVALCANTI

Deputado Federal PTB/PE

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário