Em sessão para lembrar a semana da consciência negra na Câmara de Petrolina, luta é para que o 20 de novembro se torne feriado nacional

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Na sessão solene promovida nesta terça-feira, 21, em homenagem a semana da consciência e visibilidade negra, iniciada nesse 20 de novembro, a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, regional Vale do São Francisco, luta para que a data se torne feriado nacional como já acontece em algumas capitais. No sertão pernambucano, Santa Maria da Boa Vista já reconheceu o 20 de novembro como feriado.

“Existe essa necessidade que a data se torne feriado não só municipal, mas nacional. Esse é um reconhecimento e uma necessidade de discutirmos isso. A população negra, apesar de todo o seu histórico e importância para a formação de nosso país, o empoderamento do negro ainda é longe é ser realidade. Somos minoria em tudo, apesar der sermos uma maioria pela formação de nossa gente”, contou Viviane Costa, representante da rede na região.

A sessão foi promovida pela vereadora Cristina Costa, do PT-PE, que tem atuado em defesa de oportunizar espaços de discussões para políticas públicas direcionadas às minorias. Para a vereadora, historicamente os negros estão sempre sendo renegados na sociedade.

“A história e o valor da população negra são extremamente importantes e o mês da consciência negra traz essas reflexões. Estamos atuando no dia a dia para que essas pessoas possam tornar menos sofrida uma realidade preconceituosa que o Brasil tentar esconder”, disse Cristina.

Viviane alerta que a população negra merece respeito e reparação de forma legal. “Seria reparação com leis. A gente não quer só falar. Auto respeito já temos. Queremos políticas públicas para a população negra, necessidades que serão cumpridas só por meio de leis”, finalizou Viviane Costa. (Fotos Wesley Lopes-divulgação)

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário