Espaço do leitor: Petrolina, princesinha do Sertão!

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem1Petrolina, Petrolina, a princesinha do Sertão, cidade linda e querida, que mora no meu coração. Com essas simples palavras poéticas, o que falar de Petrolina nos seus 119 anos de emancipação política? Homens e mulheres contribuíram grandemente para o crescimento e desenvolvimento desse município. Diariamente muitas pessoas são atraídas para esse lugar, e nesse vai e vem, a população cresceu consideravelmente. Aqui é um pedacinho do Brasil, quem sabe no futuro consiga o status de ser a capital do São Francisco. Sem sombra de dúvidas é uma das mais importantes do Sertão de Pernambuco. A mesma se destaca no aspecto econômico, político, social e potencial agrário.

Muitos lugares do país vivem uma situação de retrocesso e obscuridade. Aqui não é a Califórnia brasileira, nem um paraíso tropical, existem problemas sociais que fogem à responsabilidade do gestor, mas, ainda é uma alternativa viável para fixar residência e educar os filhos. Como a educação cresceu e deu um salto de qualidade! Quem quiser estudar pode optar pelo o ensino do município, que por sinal alcançou um alto índice de reconhecimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mostrando a seriedade e o compromisso por parte do prefeito Dr. Júlio Lossio no setor educacional. A implantação da UNIVASF foi á realização de um grande sonho vez que muitos estudantes tiveram que dá continuidade aos seus estudos na capital do estado ou em outras regiões. Todavia, muitos deles tiveram que interromper e sepultar suas esperanças, porque não tiveram condições financeiras de se locomoverem de igual modo.

Melhor que construir arquiteturas prediais e obras fenomenais é cuidar do futuro das crianças, pois, o que é feito de ferro, brita e aço, se deteriora com o tempo, são estruturas inanimadas. Entretanto aumentar o número de creches e alimentar as crianças cuidando-as diariamente está sendo um grande empreendimento humanitário. Não existe preço de gratidão para uma mãe que sai da sua casa em busca dos meios de subsistência da família e tem a segurança de que seu filho está sendo cuidado e protegido. Concordo plenamente com as palavras de uma beneficiária da Nova Semente que disse ao prefeito Júlio Lossio: “A mãe que busca seu filho numa creche, dificilmente vai buscá-lo no presídio”.

Concluo com as palavras proféticas de Dom Antônio Maria Malan, 1º Bispo conceituadíssimo da Diocese de Petrolina que disse: “Façamos à casa de Deus e tudo crescerá ao redor!” Era uma referência a construção da Catedral da cidade, localizada na Praça Dom Malan. De fato quanto progresso surgiu após a conclusão do templo, certamente prosperará ainda mais. Que Deus abençoe essa prazerosa terra e os seus moradores. Parabéns Petrolina!

Antonio Damião Oliveira da Silva (damis.oliver@hotmail.com)

Guarda Municipal Petrolina

Graduado em Matemática

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário