Festival Afrocoletividade é tema de sessão especial na Câmara de Vereadores de Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem1As ações afirmativas para o povo negro no Brasil, imprimidas a partir de 2002, e referendada com maior vigor em 20 de julho de 2010, por meio da implantação da Lei federal 12.288, do Estatuto da Igualdade Racial, ainda pede respaldo em alguns setores da sociedade. Pesquisas apontam que apesar dos avanços, o negro no Brasil ainda sofre discriminação racial.

E para chamar atenção dos seres humanos e conclamar por mais igualdade social no Vale do São Francisco, a Câmara de Vereadores de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizou na manhã desta terça (29), uma sessão especial sobre o festival Afrocoletividade.

Em meio às comemorações do novembro negro, Petrolina sediou o primeiro Festival Afrocoletividade – Projeto que estimula os valores da identidade do povo negro e conscientiza a comunidade sobre a importância da Cultura afro-brasileira e seu papel de transformação social no país.

De acordo com os organizadores, a ideia do projeto é integrar a programação de atividades do município e propõe que no mês de novembro seja realizado o festival.

A vereadora Cristina Costa (PT), e os vereadores petrolinenses abraçaram a causa entendendo que este é o caminho para mais incentivo das políticas de igualdade racial em Petrolina. “Esse momento é para chamar atenção dos vereadores e debater também junto ao governo municipal políticas afirmativas no intuito de conseguirmos inserir dentro do orçamento municipal incentivos para as políticas sociais de valorização do festival Afrocoletividade, que veio para ficar”, destacou a vereadora.

O projeto que propõe o dia 8 de janeiro, como data comemorativa dos povos e terreiros já foi aprovado na Câmara, agora o segundo passo segundo Cristina é colocar no calendário municipal mais uma data comemorativa. “É importante discutir também a avaliação com o conselho, com o novo executivo e toda equipe do governo municipal a discussão de que o dia 20 de novembro seja o feriado municipal da consciência negra”, enfatizou.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário