Fotografia no delivery: como caprichar e conseguir mais vendas

Por Ricardo Banana
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Todos os restaurantes com delivery sabem a importância de uma boa fotografia no delivery. Afinal de contas, somos criaturas majoritariamente visuais e fazemos muitas decisões de compra puramente na aparência de um produto. Até mesmo julgamos se algo é “caro” ou “barato” apenas no seu visual e não no seu conteúdo, sabor ou textura. Por isso, saber como se comunicar visualmente é vital para conseguir vendas no delivery.

Nesta pandemia do novo coronavírus, o delivery assumiu posição vital para os restaurantes, lanchonetes e pizzarias, sendo praticamente a única maneira com que esses estabelecimentos podem funcionar adequadamente. Ainda que eles possam abrir após o período de lockdown, o fato é que menos pessoas vão até os restaurantes, pelos riscos naturais de infecção pelo vírus.

Portanto, ter uma boa estratégia para vender via delivery se tornou vital para quem busca sucesso e uma fonte de renda estável. Nesse ponto, a fotografia no delivery se tornou vital para quem, até recentemente, sequer pensava em pegar uma câmera fotográfica. Quer saber como tirar fotos que garantirão mais pedidos para você? Então leia o artigo abaixo e veja nossas dicas a seguir!

4 dicas de fotografia no delivery

1. Tenha boa iluminação

A iluminação é a peça-chave para qualquer fotografia de produto, principalmente quando falamos sobre comida. Para o cardápio, tenha uma iluminação neutra, imperceptível, para captar bem os detalhes da refeição e cativar seu cliente pela observação. Basta uma fonte de luz e um rebatedor para conseguir a iluminação neutra: coloque a fonte de luz em frente ao produto e o rebatedor atrás, para evitar sombras. Ou coloque a iluminação na lateral e o rebatedor na lateral oposta. Lembre-se que, no cardápio, o objetivo é informar o cliente e essa tarefa deve ser clara e objetiva.

Para fotos de redes sociais é possível ousar mais: coloque mais fontes de luz, se desejar, ou menos. Algumas hamburguerias, por exemplo, gostam de usar fotos com menos iluminação, ou apenas com a luz natural que vem da janela. Essa técnica colabora com um ar mais intimista e cru, relevante para a identidade do restaurante.

2. Crie cenários cativantes

A maior parte das fotografias de cardápio são feitas em fundo branco, justamente pela neutralidade de informações extras. Mas é possível brincar com essa neutralidade sem abrir mão da identidade de seu restaurante.

Trabalhe em camadas: use texturas diferentes para o apoio do prato de sua refeição. Pode ser uma madeira crua, toalha de mesa ou um grill. Em seguida, escolha o prato em que irá dispor o alimento. Pode ser um prato branco ou de outra cor neutra, ou até caixas criativas para guardar hambúrguer, o importante é que não tenham a mesma cor.

3. Apresente seu produto na melhor qualidade

Tire um dia para fazer a melhor versão de seus pratos. Neste dia, você (ou o profissional contratado) irá fotografá-los de diversos ângulos e maneiras para criar um banco de dados de seus produtos. Estude de qual forma sua comida melhor se apresenta antes de fazer a foto final. Algumas refeições ficam mais bonitas depois de frias, outras, assim que saíram do forno.

Faça alguns vídeos criativos mostrando as faces mais apetitosas de seu cardápio para publicar nas redes sociais. Explore todos os pontos de vista, tirando fotos de cima, na diagonal, de baixo, de longe e bem de perto, mostrando detalhes que possam contribuir de forma positiva na percepção do cliente.

4. Aposte nos elementos sensoriais do seu prato

Comer não é uma questão apenas de gosto. Existem muitos elementos sensoriais que afetam diretamente a experiência do cliente. Por exemplo, você viu algum anúncio recente de cerveja na TV? Eles ressaltaram apenas o gosto ou mexeram com elementos sensoriais, como a coloração da bebida, o copo gelado e outros fatores?

Esse tipo de situação acontece nos anúncios de grandes marcas porque elas entendem que a experiência sensorial é tão ou mais importante do que fatores como o gosto do alimento, o preço e a facilidade para obtê-lo.

Por isso, quando o cliente estiver em dúvida entre o seu prato e o do rival, o que motivará o seu processo de decisão é a experiência sensorial que a foto oferece. Sabe aquela imagem clássica do queijo derretido na pizza? Do hambúrguer brilhante? Do bacon bem crocante? É isso que a imagem precisa transmitir.

Agora que já vimos essas dicas de como usar a fotografia no delivery, ficará mais fácil para você montar as fotos para os seus produtos aparecerem em aplicativos como o Rappi ou iFood. Mesmo caso você tenha um aplicativo próprio ou só funcione com delivery via WhatsApp, ainda assim as imagens otimizadas servirão para conseguir mais vendas e fechar mais negócios.

E aí, gostou do conteúdo? Se essas dicas foram úteis para você, compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais empreendedores possam ver o artigo!

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