Governo do Estado entrega certificados de conclusão de oficinas profissionalizantes para 63 jovens atendidos pelo Centro da Juventude

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Os jovens concluíram as oficinas profissionalizantes de construção civil e eletricista

 

O Centro da Juventude, equipamento socioassistencial do Governo do Estado, certificou nesta segunda-feira (13) 63 jovens atendidos pela unidade que concluíram as oficinas profissionalizantes de construção civil e eletricista. O Centro, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), desenvolve atividades socioeducativas para jovens de 18 a 29 anos encaminhados pela rede socioassistencial e de garantia de direitos.

 

Com o certificado de conclusão em mãos, João Damião, 22 anos, contou que nos planos para o futuro está a busca por emprego e o desejo de continuar estudando para crescer profissionalmente. “Eu já fazia alguns trabalhos na área dentro da comunidade onde moro, mas queria fazer algum curso para melhorar. Quando eu soube das vagas no CJ, me inscrevi e, durante as aulas, eu me encontrei, principalmente no curso de elétrica. Agora é procurar um emprego e continuar crescendo na vida”, afirmou.

 

Kethelly Fernandes de Andrade, 20 anos, também participou das oficinas oferecidas pelo Centro da Juventude. Atendida pela unidade desde o ano passado, ela contou que sempre se inscreve nos cursos e atividades oferecidos pelo CJ. “Eu gosto de aprender coisas novas. Já fiz curso de estética, informática básica e, agora, construção civil, que, apesar de muitos dizerem que eu não conseguiria, por ser mulher e o serviço ser pesado, eu estou aqui para provar que qualquer pessoa pode atuar na área que quiser. É só ter oportunidade e se dedicar”, ressaltou.

 

O Centro da Juventude faz parte do programa estadual Vida Nova e é um espaço que, de forma progressiva, contribui no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, na construção e ressignificação de projetos de vida e na inserção na rede de ensino formal e de qualificação profissional de pessoas em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social. Durante a entrega dos certificados, o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes, destacou que a atividade é uma das mais importantes do órgão. “É um programa que busca oportunizar novos caminhos para os jovens através de oficinas de profissionalização e atividades sociais, garantindo cidadania e direitos a esse grupo. Ficamos muito felizes de contribuir com a possibilidade de inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, para que elas possam desenvolver atividades profissionais e, assim, garantir o seu sustento e dos seus familiares, além da melhoria na qualidade de vida”, pontuou o gestor.

 

As capacitações foram ofertadas através de uma parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social (IEDES).

Related Posts