HDM/IMIP apresenta o seu perfil oncológico no Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado na data de 04 de fevereiro e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a doença, mostrando à população como reduzir o impacto causado por ela sobre a vida dos enfermos e das famílias. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o diagnóstico precoce continua sendo a melhor chance de cura e para que as pessoas tenham acesso a ele precisam conhecer melhor os mecanismos de ajuda e a rede oncológica de saúde credenciada.

Pensando nisso, o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina novamente ressalta o seu perfil de atendimento dentro do convênio firmado entre o governo do estado, APAMI e a unidade materno/infantil. Em funcionamento desde 2011, a enfermaria oncológica do HDM é a referência hospitalar para os 53 municípios da Rede PEBA e oferece tratamento de quimioterapia em caráter de internamento, cirurgias eletivas e cuidados paliativos. Com 14 leitos e uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, nutricionista e psicóloga, o hospital atende mulheres em tratamento contra o câncer de mama e ginecológico, e crianças em tratamento contra leucemia e tumores sólidos, com exceção apenas dos que acometem o sistema nervoso central.

O fluxo para a entrada desses pacientes pode acontecer de duas maneiras: pela livre demanda, através da urgência e emergência (quando o clínico desconfia dos sintomas, pede exames e o parecer de um oncologista); ou por meio de encaminhamento da APAMI, que é responsável pela parte ambulatorial. “O Dom Malan entra nessa parceria com a APAMI na parte hospitalar e um serviço é complementar ao outro. A iniciativa faz toda a diferença, pois interioriza o tratamento de oncologia na Bahia e em Pernambuco, possibilitando o acesso a muitas famílias, que antes tinham que se deslocar até a capital”, destaca a oncologista pediátrica, Michelle Viana.

De acordo com Michelle, o alerta no Dia Mundial de Combate ao Câncer deve ser em cima do diagnóstico precoce, principalmente com relação às crianças, pois, nesse caso, muitas vezes os sintomas são confundidos com os de outras doenças benignas da infância. “Geralmente, as crianças ficam mais debilitadas com a doença, precisando de internamento já na fase do diagnóstico, por isso procuramos sempre realizar um trabalho de sensibilização e capacitação das equipes de saúde, principalmente daquelas que atendem na atenção básica e que estão nas periferias, para que estejam atentas aos primeiros sinais do câncer infantil”, acrescenta. Febre por mais de 20 dias, dor articular, manchas no corpo que não se enquadram em uma virose e caroços que aparecem sem explicação devem ser avaliados por um profissional de saúde.

Dia Nacional da Mamografia e a prevenção

Com relação à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o mais comum em mulheres, a mamografia continua sendo o exame mais indicado para esse rastreamento. Para lembrar a sua importância, em 2013 foi instituído o Dia Nacional da Mamografia (05 de fevereiro) com o objetivo de sensibilizar as mulheres para realização do exame, que também pode ser feito no Hospital Dom Malan/IMIP. A mamografia é indicada para todas as mulheres à partir dos 40 anos ou pode ser solicitada pelo médico mastologista/ginecologista, que durante o exame físico na paciente constatou alguma anormalidade.

No HDM a mamografia é realizada de segunda à sexta-feira, à partir das 8h, com a agendamento prévio da secretaria estadual de saúde ou do ambulatório do próprio hospital materno/infantil.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário