IF Sertão-PE torna-se integrante da Rede de Inovação de Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Com o objetivo de contribuir para a ampliação da capacidade digital e das operações do comércio eletrônico (e-commerce) de micro e pequenas empresas varejistas locais, cuja demanda foi fortemente ampliada com a pandemia da Covid-19, o Projeto Petrolina Digital é o primeiro abarcado pela Rede de Inovação de Petrolina, que conta com a assessoria técnica do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), e a partir deste mês de agosto começa a contribuir para a imersão da cidade e da região no contexto da chamada Economia 4.0, que considera a transição dos processos industriais e atividades comerciais dos ambientes analógicos (presenciais) para os ambientes digitais (virtuais).

Ocorre que a pandemia da Covid-19 revelou uma baixa capacidade digital no âmbito dos domínios estratégicos do comércio varejista local, o que não é uma característica exclusiva da cidade, já que essa transição tem se dado por meio do uso de tecnologias disruptivas, que provocam rupturas em padrões, modelos e tecnologias que há muito tempo foram estabelecidos no mercado. Mas essa transição é agora, mais do que nunca, irreversível, e evidencia a necessidade de capacitação dos seus agentes no sentido de favorecer a expansão do e-commerce. Para isso, a Rede de Inovação de Petrolina pretende contribuir com essa transição por meio do apoio tecnológico ao desenvolvimento do comércio eletrônico.

Além do IF Sertão-PE, estão unidos nessa iniciativa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Petrolina, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas), o Sebrae/PE e a Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Facto). De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IF Sertão-PE, Luciana Cavalcanti, “um dos propósitos da criação da Rede de Inovação de Petrolina é a participação em editais de incentivo à inovação com foco na concepção de cidades inteligentes”.

No encontro realizado na Reitoria do IF Sertão-PE, representantes da Rede de Inovação de Petrolina abordaram o potencial do comércio local, que representa 49% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, e sua demanda por inovação

.

Em paralelo, alinhada a essa mesma proposição de investimentos em cidades inteligentes, foi que esteve em Petrolina, na última quinta-feira (13), uma comitiva formada por representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A ABDI é ligada ao Ministério da Economia e tem como foco o estímulo à competitividade, investindo em inovação nos diferentes setores que se conectam à produtividade industrial, a exemplo do comércio. Os dirigentes da Agência vieram à cidade para assinar convênios com a Prefeitura na área de cidades inteligentes.

Em Petrolina, a comitiva da ABDI, liderada pelo presidente da entidade, Igor Calvet, visitou a Reitoria do IF Sertão-PE, onde foi recebida pelos membros constituintes da Rede de Inovação de Petrolina. Do lado do IF Sertão-PE, a reitora Leopoldina Veras, e a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Luciana Cavalcanti, fizeram as honras da casa, ao lado dos demais representantes da Rede. Além do presidente da ABDI, Igor Calvet, também participaram do encontro a gestora Adryelle Pedrosa, líder do Projeto Transformação Digital, e o gestor Tiago Fierstein, líder do Projeto Cidades Inteligentes.

Instituto Federal do Sertão Pernambucano apresentou alguns dos seus projetos e ações no âmbito da inovação tecnológica.

A expectativa do IF Sertão-PE é que a Rede de Inovação de Petrolina consiga alavancar projetos e parcerias na área de inovação que ajudem a impulsionar não apenas o comércio eletrônico local, como forma de estímulo ao desenvolvimento regional, como também contribuir com outras áreas correlatas que careçam desse suporte de tecnologia e inovação. Mas o principal e mais atual projeto desenvolvido pela Rede até aqui chama-se Petrolina na Economia Digital, que atualmente concorre a edital de inovação lançado pela própria ABDI.

Related Posts