Iniciativas aliam produção agropecuária e recuperação ambiental no Vale do Paraíba

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Essa terra, que já tem mais de 200 anos de ocupação intensa, já sofreu muito com o desmatamento e com os ciclos do café e da pecuária.

Iniciativas estão aliando a produção agropecuária e a recuperação ambiental no Vale do Paraíba, tema do especial dos 42 anos do Globo Rural, completados nesta semana.

Essa terra, que já tem mais de 200 anos de ocupação intensa, já sofreu muito com o desmatamento e com os ciclos do café e da pecuária.

Um dos símbolos destes danos é, por exemplo, o cupinzeiro, que só aparece em solo muito ruim. Em uma determinada área da região, o solo chegou a ficar tão frágil e exposto, que começou a ceder com a força da água.

Por outro lado, projetos como o Conexão Mata Atlântica estão tentando mudar essa realidade. A iniciativa, que tem financiamento internacional, beneficia 3 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

José Veríssimo de Moraes é um dos produtores rurais que fazem parte da empreitada. Há dois anos, o seu gado ficava solto. Mas, com os recursos do financiamento, ele colocou cerca nos piquetes e nas nascentes. “A diferença é que voltou as matas, está voltando, e a água aumentou”, conta.

O produtor, que recebe assistência técnica, também construiu uma horta, onde tem banana, jabuticaba e até grumixama, uma fruta nativa da Mata Atlântica.

Ele e a sua família também recebem o chamado pagamento por serviços ambientais: em média, são R$ 400 por ano por hectare preservado. Com isso, eles tiveram vontade de ampliar a área de floresta, aumento que será feito em um pedaço de terra em volta de um açude.

(G1).

Related Posts