Livro sobre a Caatinga conquista Prêmio Jabuti

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem1O livro “Flora das Caatingas do Rio São Francisco – História Natural e Conservação”, do professor da Univasf, José Alves de Siqueira Filho, foi o grande vencedor do 55º Prêmio Jabuti na categoria Ciências Naturais. O anúncio dos vencedores desta edição do mais tradicional prêmio literário do país, foi feito pela Câmara Brasileira do Livro na tarde da última quinta-feira (17).

Encontrado em Alagoas, onde desenvolve uma pesquisa atualmente, o professor José Alves estava muito alegre e emocionado com a conquista. “Esse prêmio significa uma notoriedade nacional para a causa da caatinga e do rio São Francisco. E para nós, todo o grupo que trabalhou em cada uma das etapas, um alento e motivação para continuarmos atuando na conservação, proteção, documentação e defesa de tão rico e necessário patrimônio”.

Resultado de estudos científicos desenvolvidos ao longo de quatro anos, com a participação de 99 pesquisadores de universidades e instituições de ensino e pesquisa do país, entre as quais a Univasf, o livro Flora das Caatingas é um alerta sobre a importância das ações da sociedade que objetivam a preservação das riquezas naturais encontradas no bioma.

Café Literário

Próximo convidado do Café Literário, que desde o início do mês vem reunindo escritores na Tenda Galeria de Arte e Arquitetura, em Petrolina -PE, José Alves de Siqueira Filho vai falar desta obra e de outro livro de sua autoria – Fragmentos de Mata Atlântica do Nordeste: Biodiversidade, conservação e suas Bromélias, na próxima terça-feira (22), a partir das 17h.

O autor é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco e bolsa sanduíche na Universidade Bönn, Alemanha, além de fotógrafo da natureza e ex – membro do Comitê de Iniciação Científica da UNIVASF (2005-2008). Fundador e curador do Herbário HVASF – Vale do São Francisco.

O projeto Café Literário foi criado pelo arquiteto Cosme Cavalcanti com o objetivo de divulgar e difundir a literatura regional. Desde a primeira edição já contou com as participações dos escritores Carlos Laerte, Aroldo Leão, Elisabet Gonçalves Moreira e Bruno Liberal. Encerrando o mês de outubro, na terça-feira (29), o convidado do Café Literário será o padre, escritor e historiador da Diocese de Petrolina, Francisco José Cavalcanti. Tenda Arte e Arquitetura. Rua Júlio de Melo, 102, próximo ao Itaú. Centro Petrolina (87) 3861-3431.

Clas Comunicação

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário