Lossio visita famílias de ocupação no Projeto Senador Nilo Coelho

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO prefeito Julio Lossio, acompanhado do secretário de Habitação de Petrolina, Ednaldo Lima, visitou na manhã desta terça-feira (17), uma ocupação no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 4.

Na área moram 120 famílias que vivem a angústia de, a qualquer momento, serem despejadas do local tendo que abandonar suas residências. No encontro, alguns moradores relataram as principais dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, mulheres e crianças que habitam na ocupação.

De acordo com Lossio, a área pertence ao Governo Federal. No entanto, a Prefeitura Municipal de Petrolina irá tentar intermediar um diálogo junto a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) para que se possa realizar um processo de regularização fundiária.

“Eu vou contatar a CODEVASF, em Brasília, para podermos chegar a um consenso. Sabemos que é uma área federal, mas acredito que não seja vontade de ninguém prejudicar estas famílias”, ressalta o prefeito Julio Lossio.

O secretário de Habitação de Petrolina, Ednaldo Lima, explicou ainda a importância da Codevasf em repassar para o município a responsabilidade da política de desenvolvimento urbano das agrovilas.

“De acordo com a Constituição Federal e o Estatuto das Cidades é de responsabilidade do poder público municipal o desenvolvimento urbano das agrovilas, que inclui moradia, regularização fundiária, entre outros. Caso a CODEVASF cedesse esta responsabilidade para o município estaria prestando um importante papel, visto que essas famílias só estão ocupando esta área em virtude da mão de obra oferecida pela irrigação”.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

VITORIO RODRIGUES 18 de setembro de 2013 - 12:52

21 DE SETEMBRO, IMPORTÂNCIA TRÍPLA PARA NÓS.

O dia 21 de setembro em Petrolina tem trípla importância para mim e mais dezenas de pessoas. Primeiro por que é o dia em que se comemora o aniversário de emancipação politica e administrativa da cidade que eu escolhi para viver e constituir minha familia, segundo pelo fato de se tratar do dia mundial da árvore. E terceiro por ser o dia do radialista, apesar de ter sido mudado para 06 de outubro pelo presidente Lula, a maioria dos profissionais do rádio continuam comemorando em 21 de setembro. Mas nesta matéria vamos nos ater a falar de árvores.

Numa pequena area de apenas 2.200m2, eu plantei e cuido de pelo menos 67 árvores entre grandes e pequenas, sendo 26 nativas das especies: Imburana de cambão, Mandacaru de boi, Pata-de-vaca, Mulungu. Craibeira, Carnaubeira, Imburana de cheiro, Sete cascas, Ipê rosa, Ipê amarelo. Ipê branco, Imbuzeiro e Aroeira do sertão. As frutiferas são 27 das seguintes especies: 9 Coqueios, 8 mangueiras, 01 Jaca, 2 Siriguelas, 1 Tangerina, 1 Laranjeira, Cajueiro, 2 Pinhas, 1 pé de café e 1 Carambola. O restante são exóticas para sombreamento das especies: 1 Ecalipto aromático, 1 Acácia amarela e 14 Nim Indiano.

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui. Por esta razão, no Brasil o dia da arvore (21 de setembro) foi instutuido em 24 de fevereiro de 1965, através do Decreto Federal nº 55.795.

O projeto de lei PL-3 380/1961 visava a declarar o pau-brasil e o ipê-amarelo, respectivamente, árvore e flor Nacionais, mas este projeto não foi aprovado, conforme informa o site oficial da Câmara dos Deputados Pelos projetos de lei PL-2293/1974 e PL-882/1975, ambos arquivados na Câmara dos Deputados, tentou-se instituir o ipê como flor nacional do Brasil. Possivelmente por confundir o projeto de 1961, que não foi aprovado. Brasil. Pela Lei 6.607, de 7 de Dezembro de 1978, apenas o pau-brasil foi declarado árvore nacional do Brasil.

Mesmo assim, sem ter sido aprovado em Lei em 1961, o ex-presidente Jânio Quadros declarou a for do Ipê-amarelo com a flor simbolo do Brasil.

Parabéns petrolina pelos seus 118 anos de emancipação politica e administrativa;
Parabéns aos colegas radialistas pelo nosso dia;
Parabéns a todos os petrolinenses que gostam e respeitam as árvores de todos os portes e espécies.

Vitorio Rodrigues de Andrade
Radialista – DRT/PE nº 1540
Geógrafo/Educador ambiental

NÃO CONSEGUI MANDAR POR OUTROS MEIOS

Responder

Deixe um comentário