Lucas Ramos defende ampla mobilização da sociedade na luta pela retomada das obras ferroviárias no trecho Salgueiro-Suape

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
O deputado federal Lucas Ramos defendeu a importância de maior união entre a bancada pernambucana no Congresso deputados estaduais, lideranças políticas com ou sem mandato, entidades de classe, representação da sociedade civil, todos juntos para pressionar o governo e garantir a retomada das obras ferroviárias que conectam Salgueiro, no Sertão Central, ao Porto de Suape.
“É uma pauta que une todos que representam a esperança de um Pernambuco mais forte, mais competitivo, mais industrializado, mais gerador de emprego e de renda, e assim, promotor de uma profunda transformação social para sua populaçaõ”, discursou durante a audiência pública realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Ferrovia Transnordestina da Assembleia Legislativa do Estado de Pernmabuco (Alepe).
Lucas Ramos destacou que é preciso que os aportes financeiros do Governo Federal para retomada das obras estejam garantidos no Orçamento da União de 2024, a partir da pressão política da bancada pernambucana. “Isso é fundamental dentro dos encaminhamentos para que a ferrovia, um empreendimento crucial para a integração de toda a economia de Pernambuco e para o desenvolvimento regional, se torne uma realidade”, complementou.
O parlamentar reforçou na audiência que participou das reuniões com o então Ministério da Infraestrutura, enquanto secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, quando ficou garantido ao Governo de Pernambuco a conclusão do trecho Salgueiro-Suape, com todos os encaminhamento necessários para transferência da concessão para um outro operador privado. “No entanto, no apagar das luzes do último desgoverno, voltaram atrás e cancelaram o que ficou acertado”, rememorou.
O trecho da ferrovia que conecta a cidade de Salgueiro a Suape já possui obras, desapropriações e licenciamentos ambientais em estágio avançado. Porém, na última semana do Governo Bolsonaro, foi assinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um Termo Aditivo ao contrato de concessão da Transnordestina Logística S/A (TLSA) estabelecendo novo cronograma de investimentos obrigatórios na Malha Nordeste. Esse Termo incluiu a devolução do ramal Salgueiro-Suape.
A gestão do presidente Lula já confirmou que é uma prioridade a retomada das obras e estuda, inclusive, assumir diretamente a conclusão da ferrovia no trecho Salgueiro-Suape até que seja realizada uma nova concessão para um operador privado. Há a possibilidade da estatal Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. liderar os serviços, um investimento estimado de R$ 4 bilhões.

Related Posts