Memorial da Justiça: TJPE recebe 1° processo onde Lampião aparece como réu

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) recebeu essa semana o primeiro processo onde Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, aparece como réu. O calhamaço com aproximadamente 1.400 páginas manuscritas é mais um achado histórico sobre a atuação do cangaço no Estado.

Datado de 1920, o material foi entregue ao TJPE pela família de Assis Timóteo, de Triunfo, na última quarta-feira, 13. O documento, que ainda tem condições de leitura, apesar das páginas esmaecidas pela ação do tempo, ficou sob a responsabilidade da Comissão de Gestão da Memória e do Memorial da Justiça.

O processo judicial narra detalhes de um crime que tem Lampião e seu bando como réus. Trata-se um homicídio que aconteceu em São José do Belmonte, próximo a Salgueiro, em 1922. Lampião foi acusado de invadir a cidade com sua quadrilha e assassinar o coronel Luiz Gonzaga Gomes Ferraz, importante liderança política.

“É um resgate muito relevante, um fato histórico para a memória do Judiciário pernambucano. A morte do Luiz Gomes Ferraz, um líder político da época, mexeu com toda a cidade. É o primeiro processo que Lampião foi efetivamente condenado”, destaca o desembargador Alexandre Assunção, presidente da Comissão de Gestão da Memória do TJPE.

A ideia do TJPE é restaurar o processo e digitalizá-lo, realizando posteriormente uma exposição com material jurídico sobre o cangaço em Pernambuco.

 

Related Posts