Mentes inovadoras é o projeto para Petrolina

Por Ricardo Banana
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imagemConvencida de que todos os alunos do município podem e devem ter aprendizado de qualidade, a Prefeitura de Petrolina promove, neste semestre, mais um projeto de incentivo ao estudante: o ‘Mente Inovadora’. O programa busca desenvolver o raciocínio lógico dos educandos com dificuldades em Português e Matemática por meio de atividades lúdicas. Nesta segunda-feira (03), foi realizada a quarta formação com professores da Rede, que depois aplicarão as atividades em sala de aula.

Evitando ensinar apenas matemática, como é tratada em muitas unidades escolares, o formador Hudson Lino, que veio de Recife para aplicar alguns jogos interativos com os educadores do projeto, afirma que o Mente Inovadora trabalha com todas as habilidades do estudante. Segundo ele, quando um aluno consegue entender a proposta do programa, passa a ser, então, um multiplicador.

“O projeto foi criado para desenvolver as áreas cognitivas, éticas e emocionais dos alunos. Usamos jogos educativos, por exemplo, porque é uma forma deles saberem ganhar e, também, perderem; como acontece na vida de todos”. E continua. “O Mente Inovadora também instrui os professores a incentivarem o estudante a se tornar um multiplicador do que aprendeu em sala. A aprendizagem é mais fácil quando um coleguinha que está perto dele e compreende suas dificuldades o ensina”, disse.

Os educadores que participam do programa têm, até o fim do semestre, seis formações continuadas, e além do incentivo ao raciocínio lógico, são direcionados para o reforço nos conteúdos programáticos cobrados na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE).

“Esse projeto é mais uma inovação da Prefeitura de Petrolina para a melhoria da qualidade de Ensino na Rede do Município, e, consequentemente, nos resultados das avaliações externas que são feitas para Petrolina”, externa a coordenadora do Mente Inovadora, Iolanda Rosa da Silva.

Inicialmente, são 18 escolas participantes, com as turmas do 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, juntam-se a elas, os alunos de correção de fluxo (PCF1 e 2: alfabetização e aceleração, consecutivamente).

Ascom PMP

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