Nova assembleia do STTAR para aprovar pauta da convenção coletiva 2018, poderá ser de novo um fiasco caso diretoria confirme apoio a FBC na disputa ao governo de PE

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR), capitaneada pela presidente Leninha e a diretora de finanças, Joelma, está trabalhando para conseguir aprovar a pauta da convenção coletiva da categoria 2018 na negociação unificada com o estado da Bahia como ocorre há 22 anos. Mas na primeira tentativa, em dezembro, a assembleia convocada ainda com Francisco Pascoal (Chicou) à frente da entidade, foi considerada um fiasco e não houve quórum suficiente.

Leninha era integrante da diretoria que saiu e ficou com a missão de aprovar a pauta após empossada no final do ano passado. Agora, ela convocou nova assembleia para o dia 20 com diversas atrações para levar os trabalhadores ao evento.

Marcado para o clube do N3 no projeto senador Nilo Coelho, a nova diretoria reuniu sorteio de moto, shows com artistas da região como Leno, ex-banda Desejo de Menina, entre outros convidados, tudo para que que os trabalhadores assalariados rurais compareçam e enfim a pauta seja aprovada. Mas Leninha e Joelma poderão não lograr êxito mais uma vez.

Tudo por causa de rumores de um possível apoio da atual diretoria do sindicado à candidatura ao governo do estado do senador Fernando Bezerra Coelho, MDB-PE. Se confirmado o apoio, Leninha poderá ter frustrado novamente seus planos de aprovar a pauta da convenção coletiva.

Durante a campanha para presidir o sindicato, a presidente disse em vários encontros, entrevistas e outras atividades da disputa, que não estava tendo apoio de FBC e seu grupo. Talvez ela soubesse que se revelasse o apoio ao senador, os trabalhadores rurais não caminhariam com ela e não elegeriam sua chapa que assumiu após entrar na justiça contra a chapa 2 de Simone Paim, a eleita no dia da apuração.

O nome do senador é repudiado pela categoria por ele representar o governo do presidente Michel Temer, sendo inclusive vice-líder dele no Senado, e por estar na linha de frente da defesa das reformas de Temer, posição contrária a dos trabalhadores e os assalariados rurais.

Resta a Leninha e Joelma esclarecerem esses rumores. Como o STTAR apoiará o senador Fernando Bezerra que elas rejeitaram na campanha, quando ao mesmo tempo, surgem notícias do fechamento de questão da atual diretoria em apoio a FBC a governador?

Se confirmado o apoio, a resposta à Leninha poderá ser um novo fiasco na assembleia dia 20, diante do cenário contrário às reformas de Temer por parte categoria, mas que o senador defende. Com a palavra, Leninha e Joelma.

Related Posts