Novas perspectivas para o ensino superior são discutidas na Facape

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A nova configuração do ensino superior no Brasil e no Vale do São Francisco, tem assumido contornos cada vez mais desafiadores para os gestores. Este novo cenário foi pauta de uma reunião entre o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape, Antonio Habib, o diretor executivo da Instituição, José Alberto e o Prof. Doutor Wilson Almeida, ex-professor da Faculdade e diretor da Insignare Higher Education Consulting. Também estiveram no encontro o coordenador do curso de Direito da Facape, Carlos Romeiro e a professora Ana Paula Batista.

Wilson, que possui larga experiência no ensino superior dentro e fora do país, trouxe para a reunião na Facape experiências sobre sua atuação como consultor em Educação Superior, discutindo, entre outros temas, a expansão do número de IES no Brasil, fato que exige um dinamismo maior dos gestores, que precisam estar conectados com as tendências do ensino para se manter competitivos. As rupturas de paradigmas na docência também foi um dos temas abordados durante a reunião, os professores debateram o futuro das salas de aula e as novas formas de aprendizagem.

A possibilidade de promover intercâmbio acadêmico entre a Universidade Católica de Brasília, instituição em que Wilson leciona atualmente e a Facape foi uma questão debatida durante o encontro. A proposta é que estudantes e professores possam participar de cursos de graduação e pós-graduação, em ambas as instituições, através de convênios ou parcerias. 

O presidente da Facape, Antonio Habib, destaca a satisfação em receber um ex-professor que retorna à instituição para contribuir com o know-how que adquiriu ao longo da trajetória docente, que teve início na Facape. “O Prof. Wilson iniciou sua carreira aqui na Facape e hoje se tornou uma autoridade quando se fala em ensino superior. É uma honra pra nós tê-lo aqui hoje, ensejando que ele possa contribuir para que sigamos sendo referência quando o assunto é educação de qualidade no ensino superior”, considera Habib.

O Prof. Wilson Almeida respondeu algumas questionamentos sobre os novos desafios para o ensino superior:

Qual o maior desafio das IES nessa nova conjuntura do ensino superior?

Há hoje uma concorrência saudável como desafio principal para a Facape. Instituições públicas e privadas cada vez mais ofertam vagas aos nossos jovens, entretanto ainda é muito pequeno o número de acessos, menos de 15% dos jovens entre 18 e 24 anos entram para a educação superior e isto é muito pouco se comparado mesmo com os países sul-americanos. Em suma, há ainda muito que fazer para admitir novos contingentes de jovens para a educação superior.

Como a consultoria educacional pode contribuir com as instituições?

A consultoria é sempre um olhar de fora que tem liberdade para trazer experiências e boas práticas para ser incorporadas ao dia a dia da instituição. Traz também conexões com outras instituições no Brasil e no exterior que permite a IES planejar o futuro de forma diferente e com maior sintonia com as tendências mundiais.

Qual a sua visão da Facape?

A Facape é uma instituição com mais de 40 anos e esta experiência valida uma série de iniciativas como por exemplo evoluir para um centro universitário e mesmo para uma futura Universidade de Petrolina. Entre os desafios a enfrentar estão, por exemplo, um processo arrojado de internacionalização, a criação de novos cursos como as engenharias e também cursos na área da saúde. A ideia é desenvolver um centro de excelência em ensino superior para ofertar vagas de qualidade às crescentes demandas dos jovens de Petrolina e região.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário