O Ouvir para Mudar: escutas nas  regiões de Itaparica e Sertão do Pajeú

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

As duas RDs somam 24 municípios com população de mais de 450 mil pessoas

As quarta e quinta Regiões de Desenvolvimento (RD) a receberem a escuta do Programa Ouvir para Mudar do Governo do Estado,  também priorizaram abastecimento d’água na sala temática de Agricultura e Meio Ambiente ocorridas nas cidades de Floresta e Serra Talhada, nesta quinta-feira (14). As salas lotaram com representantes de agricultores, povos indígenas, sindicatos, associações e conselhos rurais, para tratar de questões que vão direcionar o Plano Plurianual ( PPA), 2024/2026.

As duas RDs que têm como atividades econômicas principais na área de agricultura a fruticultura irrigada, piscicultura e caprinovinocultura, em Itaparica e pecuária de corte, avicultura, ovinocaprinocultura e produção de cachaça no Pajeú. Ao abrir a sala temática em Floresta, a secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Éllen Viégas, destacou que todo posicionamento é importante. “É dessa forma que conseguiremos traçar um planejamento que atenda a população, com a escuta das demandas de cada representação”, salientou. A secretária teve o apoio dos secretário s Executivos Bruno França e Carlos Ramalho, além do Presidente do Prorural, Mychel Ferraz.

Na escuta do Sertão de Itaparica que abrange os municípios de: Belém de São Francisco , Carnaubeira da Penha , Floresta , Itacuruba , Jatobá , Petrolândia e Tacaratu, na sala temática de Agricultura e Meio Ambiente, o abastecimento d’água por meio de construção de barragens, fortalecimento da agricultura familiar, resolução de conflitos agrários, pesquisa para a cadeia produtiva da cebola, foram alguns dos assuntos da escuta.”Precisamos de um estudo para perfurar poços com água potável, porque boa parte desses recursos depois de perfurados tem água salina” , alertou a professora Tatiane Calaça.

No Sertão do Pajeú, que abrange os municípios de Afogados da Ingazeira, Betânia, Brejinho, Calumbi, Flores, Ingazeira, Itapetim, Quixabá, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão,Tabira, Triunfo e Tuparetama, a secretária Éllen Viégas, abriu a sala dizendo que estava muito à vontade de estar em Serra Talhada, onde mora. A escuta começou com o pedido de recuperação do Rio Pajeú, destacada pelo vereador de Carnaíba, Juliano e o agrônomo Almir Silva falou da necessidade de um programa da produção de alimentos. Na região, a questão da escassez da água continuou como principal demanda abordada. Estudo de aptidão do solo, agricultura sustentável, uso de agrotóxicos, boas práticas de conservação do meio ambiente, especialmente a caatinga, fortalecimento de cadeias produtivas a exemplo da apicultura, firam assuntos tratados. O próximo Ouvir para Mudar será no sábado (16), em Palmares, para a RD Mata Sul.

Related Posts