Odacy cobrará do governo do estado pagamento de quatro meses em atraso dos repasses do Proupe

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO deputado estadual Odacy Amorim, PT-PE, recebeu nesta terça-feira, 1, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), dirigentes estudantis e das autarquias educacionais do estado. No encontro ocorrido durante a CPI das Faculdades da Alepe, ocorreu no plenarinho da Casa, Odacy discutiu com os convidados, o atraso de quatro meses dos pagamentos referentes ao Proupe (Programa Universidade para Todos de Pernambuco).

O programa lançado em 2011, concede bolsas de estudos para alunos das 13 autarquias existentes no estado que reúnem cerca de 20 mil estudantes. Entre os presentes estavam os professores Rinaldo Remígio, diretor-presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape), vinculada à autarquia do município e Licínio Lustosa, da Autarquia Educacional de Belém do São Francisco e presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (Assiespe).

“Os dirigentes revelaram que as autarquias estão há quatro meses sem receber. Tem autarquia com aulas paralisadas e sem pagar os servidores. Em algumas instituições, o Proupe tem um peso muito grande. Não houve seleção no meio do ano e a de agora pode também não ocorrer por falta de recursos”, relatou o deputado, revelando que enviará ao governador Paulo Câmara, apelo para a liberação dos repasses das autarquias.

O Proupe representa uma importante e necessária fonte de recursos para cobrir despesas das autarquias, mas desde o começo do ano que sofre atrasos constantes de repasses. “O programa representa entre 25% e 70% da receita das autarquias”, destacava Lícínio em julho quando ocorreram os primeiros atrasos dos pagamentos. “É um momento difícil e preocupante. O atraso complica a organização administrativa das faculdades”, completou o professor Licínio.

Proupe – O programa oferece bolsas que custeiam a mensalidade de estudantes em 100%, 50% e 25%. A prioridade é financiar licenciaturas. O repasse para o custeio das bolsas do Proupe é feito via secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec).

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

0 comentário

Lagoa Grande 3 de dezembro de 2015 - 11:44

Transporte escolar de lagoa grande vira piada e motoristas são chamados de voluntários. motoristas vem trabalhado só pelo combustível para não deixa os alunos sem aula a 4 meses sem receber sem poder abastecer no posto com o credito cortado por falta de pagamento estão parando suas atividades os mesmos não aguentam mais sem ter condições de rodarem sem receber .

Responder

Deixe um comentário