ONS reforça que queimada provocou o apagão no Nordeste

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA queimada identificada em uma fazenda no Piauí, que resultou no desligamento de duas linhas de transmissão entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João, foi realmente a causa dos curto-circuitos que deixaram o Nordeste sem energia por até três horas e meia na última quarta-feira. A constatação é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que iniciou nesta segunda-feira (2) um relatório de análise de perturbação sobre o blecaute da semana passada. Pelo menos 16 milhões de pessoas foram afetadas.

De acordo com nota emitida após reunião técnica, “esses fatos foram evidenciados por meio da inspeção in loco conduzida pelo MME (Ministério das Minas e Energia) e por registros oscilográficos”. Participaram do encontro, no Rio de Janeiro, representantes do ministério, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Centro de Pesquisas de Empresas Energéticas (Cepel) e outros 23 agentes das áreas de transmissão, distribuição e consumidores livres.

No documento, o ONS voltou a reforçar que o desequilíbrio entre oferta e a demanda de energia nos nove estados nordestinos foi provocado por conta do sistema de proteção que isolou a área afetada pela queimada. Segundo a entidade, o restabelecimento do serviço nas capitais da região começou até uma hora e meia depois do blecaute, registrado por volta das 15h.

O detalhamento da análise da ocorrência, bem como a indicação de possíveis medidas adicionais para aprimorar a segurança da operação do sistema, “será apresentado no relatório de análise de perturbação que está em elaboração e será publicado oportunamente”. (Diario de Pernambuco)

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário