OPO Dom Malan realiza treinamento para profissionais de enfermagem

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
A Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (OPO) realizou, entre os dias 13 e 16 de maio, um treinamento sobre morte encefálica, o processo de doação de órgãos e tudo que ele envolve para as equipes da UTI Pediátrica, UTI Obstétrica e Pronto Socorro Infantil (PSI) do serviço.

A ação faz parte da campanha em alusão à Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos e alcançou todos os profissionais de enfermagem dos setores citados, desde os diaristas aos plantonistas noturnos.

“Escolhemos dentro do hospital os setores que manejam pacientes graves. Falamos um pouco sobre o protocolo de morte encefálica, sobre o próprio processo de doação, quais os órgãos que podem ser doados em vida e após a morte, formas de abordagem com a família, notificação e legislação”, explica a enfermeira gerente da OPO, Évora Leal.

“Apesar do HDM não ser um hospital de referência neurológica, nós buscamos realizar capacitações regulares para que os profissionais possam estar bem informados, atualizados e capacitados. Assim eles saberão como agir diante de uma situação crítica”, complementa.

O objetivo maior da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos é sensibilizar, pois os dados apontam que muitos processos de doação de órgãos esbarram na falta de informação. “Por isso, nesses momentos a gente também fala sobre o papel da OPO e da Central de Transplantes de Pernambuco [CT-PE]”, ressalta Évora.

Por mais que as doações tenham avançado em Pernambuco, ainda existem no estado muitas pessoas à espera de transplante. “Nós não podemos descansar nunca, pois a fila nunca zera”, finaliza.
Ascom

Related Posts