Pesquisa de obstetra do HDM/IMIP sobre complicações graves na gravidez é destaque em revista Inglesa

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO Vale do São Francisco tem se tornado cada vez mais presente em publicações em revistas internacionais com o foco em saúde. Desta vez, uma pesquisa do coordenador da UTI Obstétrica do Hospital Dom Malan/IMIP e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Álvaro Pacheco, com o título “Factors associated with severe maternal morbidity and near miss in the São Francisco Valley, Brazil: a retrospective, cohort study” foi publicada na revista inglesa “BMC Pregnancy and Childbirth” em Fevereiro de 2014.

Segundo o médico obstetra, a proposta do estudo realizado no HDM foi descrever os fatores que aumentam o risco de as mulheres apresentarem complicações graves na gravidez, chamado de morbidade materna grave, ou mesmo passarem por situações de quase morte (conhecido por Near miss obstétrico). “São eventos que podem ajudar a conhecer melhor a qualidade da assistência obstétrica oferecida numa determinada localidade, no caso o Vale do São Francisco, de maneira mais refinada e aprofundada que os métodos atuais, baseados no estudo dos casos de óbitos maternos exclusivamente”, revela.

“Os resultados sugerem que para combater os casos de complicações graves na gravidez, incidentes em quase 18% das mulheres atendidas no HDM, é imperativo o desenvolvimento de políticas concretas de atenção à mulher na gravidez ou após o parto, com melhor investimento e necessidade de estímulo e qualificação do pré-natal, na atenção básica e nos hospitais e maternidades que dão assistência a estas gestantes e puérperas”, explica Pacheco.

Os dados da pesquisa demonstraram que os fatores que mais contribuíram para que as mulheres apresentassem complicações graves na gravidez foram: mulheres que já apresentavam doenças prévias à gestação (hipertensas e diabéticas, por exemplo), parto cesariano na gestação atual ou na gestação anterior, ter realizado o pré-natal com menos de quatro consultas e, em alguns serviços da rede, foram constatadas dificuldades relacionados ao diagnóstico ou falta de recursos do sistema de saúde para a resolução dos problemas apresentados.

No trabalho foram avaliados os prontuários de 2291 mulheres, entre Maio e Agosto de 2011, do Hospital Dom Malan/IMIP, Unidade referencia para gestações de alto risco em todo o Vale do São Francisco atendendo à rede Pernambuco/Bahia, cerca de 1.800.000 pessoas.

A Revista

A BMC Pregnancy and Childbirth é uma conceituada revista na área de Ginecologia e Obstetrícia, classificada como “Qualis A” – reservado a revistas de maior impacto para a comunidade científica da área – segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes).

Sobre a importância da publicação da sua pesquisa em uma revista internacional, Álvaro Pacheco, aponta que iniciativas como esta ajudam a divulgar a região e promover o potencial do Vale do São Francisco e das instituições que disponibilizam assistência, ensino e pesquisa, a exemplo do Hospital Dom Malan/IMIP e da UNIVASF.

A pesquisa foi parte de um projeto de Mestrado Interinstitucional realizado entre o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e a Univasf e teve como orientadores os professores do programa de pós-graduação do IMIP-Recife, Alex Rolland, Leila Katz e Melania Amorim.

ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário