Petrolina é a primeira cidade do interior de PE a contar com uma Sala do Depoimento Acolhedor

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) escolheu Petrolina, no sertão, para ser a primeira cidade do interior a contar com uma Sala de Depoimento Acolhedor. O espaço instalado no Fórum Souza Filho e entregue semana passada pelo presidente do TJPE, desembargador Frederico Melo, surge para evitar expor crianças e adolescentes em audiências judiciais onde, quase sempre, o agressor é alguém bem próximo das vítimas.

 DSCN0022

Segundo a psicologa do TJPE, Carmélia Mariano, outra função da Sala é produzir provas processuais que ajudarão na punição dos possíveis culpados em crimes e violência e abuso sexual de crianças e adolescentes.

“Era sempre um momento constrangedor. A criança em situações assim, tende a se inibir na frente do juiz. Com a Sala do Depoimento Acolhedor, haverá um técnico especializado, o próprio ambiente será diferenciado para ajudar na hora dos depoimentos que será uma conversa com acompanhamento de psicólogos e pessoal especializado neste serviço. Tudo monitorado “, acrescentou Dra Carmélia.

Outra função da Sala é evitar sucessivas idas do menor à justiça. “Vamos atuar para reduzir os danos as essas vítimas. Evitar sucessivas entrevistas. Quando a criança for chamada, vamos explicando como funciona o local, numa conversa informal, para ir construindo as provas que serão usadas contra os agressores”, concluiu a psicologa.

As próximas cidades do interior a disponibilizar do serviço serão Caruaru e Garanhuns, na região agreste do estado.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário