Prefeitura de Petrolina inicia reposição de plantas nativas na orla

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Dando continuidade ao trabalho de revitalização da margem do rio São Francisco, a Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), iniciou a reposição das plantas nativas em substituição às algarobas que se alastraram na orla da cidade. A ação faz parte do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) que prevê a revitalização da Orla e a construção da Orla III de Petrolina.

A AMMA e a Secretaria de Infraestrutura já haviam realizado a retirada das algarobas na área localizada entre o Círculo Militar e o restaurante Bêra D’água, no final da Avenida Cardoso de Sá. “Nesse momento é que começamos a revitalização de fato, após a retirada das algarobas, a Orla poderá aumentar a sua biodiversidade, recebendo plantas nativas como ingazeiras, ipês, umbuzeiros, juazeiros e outros tipos mais apropriados para a região”, afirmou o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Junior.

Buscando o desenvolvimento sustentável da região, a prefeitura, através da AMMA, estabeleceu para algumas empresas beneficiadas pela concessão de licenças ambientais, o plantio compensatório. A reposição da mata nativa da orla está sendo realizada por essas empresas, a exemplo da PDG, que é responsável pelo plantio dois hectares que totalizam 1.250 mudas na margem do São Francisco.

O trabalho está sendo comandado pelo engenheiro florestal Ivan Igor Silva Sá, que explica os passos do reflorestamento. “A primeira etapa foi a retirada das algarobas, que são plantas exóticas e não permitem o crescimento de outras plantas, além de alastrarem-se rapidamente. Agora estamos na fase do plantio das mudas e, depois disso, cada empresa ainda será responsável pelo monitoramento do local por um período de dois anos”, assegurou.

Ascom Prefeitura de Petrolina

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário