Prefeitura de Petrolina realiza abertura do Programa Brasil Alfabetizado

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação realizou na manhã de ontem (23), no auditório do Sest/Senat, a abertura do Programa Brasil Alfabetizado com uma capacitação pedagógica. O evento contou com a presença do prefeito Julio Lossio, da Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, além da equipe técnica da coordenação do programa e professores que participam da ação. A formação que iniciou hoje segue até o próximo dia 27.

O Programa Brasil Alfabetizado é realizado pelo Governo Federal e atua no município com parceria da Prefeitura de Petrolina. O principal objetivo da ação é contribuir para superar o analfabetismo no Brasil, promovendo o acesso à educação como direito de todos, em qualquer momento da vida, universalizando a alfabetização de jovens, adultos e idosos.

Segundo a professora do bairro Vila Marcela, Gisneide Rodrigues Brandão o encontro permite trocas de experiências e repasse de orientações que auxilia no plano de ensino aprendizagem. “Essas formações são muito ricas e a cada ano nos traz novidades. A alfabetização para o público adulto ou jovem que não teve a oportunidade de se alfabetizar antes, requer criatividade e as informações que a secretaria de educação nos passa nos auxilia bastante”, elogiou. Para a coordenadora do programa, Eulália Araújo, a oportunidade do programa representa melhora de vida. “Trabalhamos de forma diferenciada com um diário que acompanharemos todos os alunos. Ano passado atingimos mais de 50% dos matriculados e esse ano nosso intuito é aumentarmos esse percentual, para proporcionarmos mais qualidade de vida a essas pessoas”, afirma.

Para a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, o maior objetivo do programa é a cidadania. “Oferecer essa alternativa é uma forma de oportunizar dignidade para as pessoas. Este ano mais de 2.500 alunos estão matriculadas e pretendemos erradicar o analfabetismo de forma engajada e responsável para o aprendizado desses discentes”, declarou.

“O trabalho de alfabetização é minucioso e requer compromisso e responsabilidade, porque só tem valor se o aluno aprender. Principalmente ao público participante do programa, que em alguns casos já tentaram várias vezes e não conseguiram se alfabetizar. Por isso, é necessário que se ensine de uma forma diferenciada, mostrando que são capazes de aprender”, ressaltou o prefeito Julio Lossio.

O Programa Brasil Alfabetizado iniciará as aulas no próximo dia 30 de abril e funcionará em Escolas Municipais, Associações e Igrejas.A equipe será composta por 204 professores e 26 coordenadores que trabalharão com 217 turmas e alfabetizarão 2.800 alunos matriculados, com idades a partir de 15 anos.

Texto: Élida Maria

Foto: Marcizo Ventura

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Pedrina Ferreira 24 de abril de 2012 - 14:36

Há algum tempo atrás fiz parte de um programa parecido com este, atavés da Univérsidade Bráz Cubas. Teve um encontro de professores aqui em Mogi das Cruzes-SP. E vieram muitos professores do Nordeste. Gostaria de saber a respeito deste, onde busco informação? Já que perdi todos os contatos. Na época era o governo Fernando Henrique Cardozo.

Responder

Deixe um comentário