Programa discute violência na escola

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO programa Previne foi aberto na tarde/noite desta terça, com uma apresentação do soldado Cesar, que animou as crianças com brincadeiras interativas. Logo em seguida, o grupo Maracatujaba trouxe o encanto do ritmo pernambucano, animando a coreografia dos estudantes da Escola Nicolau Boscardin. Balões brancos foram soltos no ar, simbolizando uma nova cultura de paz. Estavam representados no ato, os segmentos da Justiça (Vara Regional da Infância e da Adolescência), Secretaria Municipal de Educação – SEDUC, Gerência Regional de Educação – GRE, Promotoria da Infância e da Adolescência, Polícia Militar de Pernambuco, Conselho Tutelar, imprensa, além de representações da sociedade civil. O programa é coordenado pelo Juiz da Vara Regional da Infância e Adolescência, Marcos Bacelar.

O promotor Fernando Portela destacou a iniciativa da criação do programa. Segundo ele, os atos infracionais podem ocorrer não apenas dentro, mas, no entorno das escolas, exigindo de todos uma ação mais efetiva e organizada para combate-los. Portela enfatizou ainda que o uso de drogas como o crack, cocaína, exigem mais que ações repressivas, mas sobretudo na prevenção, exigindo uma participação ativa da escola e da família, bem como a implementação de políticas públicas para inibi-los.

O advogado Eurico Cavalcanti Júnior, que representou o Secretário Municipal de Educação, Heitor Bezerra Leite, afirmou que na SEDUC, existem canais de recepção e de mediação para atender aos anseios dos pais e da comunidade, aos assuntos relacionados à educação e seus desafios, como tratar da aprendizagem dos alunos e cuidar da segurança na escola. “Temos profissionais prontos para atender a comunidade e suas demandas”.

O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Henrique Sena, falou das estratégias de prevenção da violência da Polícia Militar e conclamou aos presentes a não desperdiçarem a oportunidade gerada pelo Juiz da Vara Regional da Infância e Adolescência, Marcos Bacelar.

Texto e fotos: secretaria de Educação

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário