Programa piloto de Coleta Seletiva tem início no bairro Areia Branca. Moradores receberão calendário com dias da coleta

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemVocê sabe dizer o que há em comum entre o óleo de cozinha, o jornal que você já leu, garrafas pet e restos de comida? Todos esses materiais podem ser reaproveitados de alguma forma e, com isso, diminuir o impacto de seus descartes junto ao Meio Ambiente. E justamente com o objetivo de conscientizar e envolver a população para essa questão ambiental, que a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina intensifica o projeto de Coleta Seletiva no bairro de Areia Branca, zona norte da cidade. A ação piloto será avaliada constantemente e a ideia é expandir o programa.

imagem2Na manhã desta segunda (23), as atividades tiveram início com a distribuição entre os moradores do bairro, de um calendário com os dias de coleta e também com explicações sobre o programa e como separar o material a ser reciclado. Papéis, plásticos, restos de comida, vidros, enfim, devem ser dispostos de maneira separada. Nesta ação, participaram cerca de 50 membros das Cooperativas envolvidas – Renascer e Coomarca.

Ainda esta semana, cinco ‘eco pontos’ (espécies de containers preparados especificamente para a captação do material reciclável) estarão distribuídos na Areia Branca. Eles ficarão no Bodódromo, Avenida São Francisco, imediações da escola Adelina Almeida e também na feira livre. Uma das novidades deste programa piloto é a captação do lixo orgânico, a exemplo de restos de frutas e verduras. O óleo de cozinha já usado, também pode ter um descarte correto e, após reciclagem, transforma-se em sabão.

O que o município faz, na verdade, é cumprir com o que é preconizado na Lei Federal nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além disso, cumpre ainda com metas pontuadas por um Termo de Ajustamento de Conduta firmado junto ao Ministério Público de Pernambuco(MPPE).

O material orgânico recolhido é encaminhado para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) para compostagem. Já vidros, plásticos, papéis, dentre outros, vão para a triagem das duas cooperativas envolvidas.

Para a realização desse programa piloto da Coleta Seletiva no bairro de Areia Branca, a AMMA conta com o apoio da Ecovale bem como da secretaria de Infraestrutura.

ASCOM AMMA

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário